Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 29 de Abril de 2024 | Horário: 13:11

COVISA participa do 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo

A Divisão de Vigilância Epidemiológica e Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental apresentaram trabalhos pela COVISA no evento

Entrada com informações do 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Foto:COVISA)

 

Durante os dias 17 e 19 de abril, o Conselho de Secretários Municipais do Estado de São Paulo (COSEMS/SP) promoveu o 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo em Santos/SP no Blue Med Convention Center. O tema do evento desse ano foi “Mudanças Climáticas e impactos no SUS” e o congresso contou com a 20ª Mostra de Experiencias Exitosas dos Municipios e o 13º Prêmio David Capistrano.

O congresso dispôs da participação de Diretores, Assessores e Apoiadores do COSEMS/SP; membros do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), do Ministério da Saúde e da Secretária de Estado da Saúde; acadêmicos, instituições de ensino, pesquisadores, técnicos, militantes do SUS de todo o Brasil e membros da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Município de SP (COVISA). O evento é reconhecido como um dos mais importantes na área da Saúde Pública.

A COVISA apresentou trabalhos por meio da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental (DVISAM) e da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) no congresso desse ano. A DVISAM realizou 8 trabalhos expostos no evento. Os títulos dos respectivos trabalhos são: Avaliação da qualidade da água em Unidades Básicas de Saúde pelo Programa VIGIAGUA para acreditação; Inquérito Epidemiológico para residentes do entorno do Polo Petroquímico de Capuava no MSP; Ações de Desenvolvimento Sustentável e Promoção à Saúde nas Unidades de Vigilância em Saúde; Avaliação da atuação do programa VIGIDESASTRES no Plano Preventivo Chuvas de Verão – PPCV São Paulo; Ações do programa de populações expostas à poluição atmosférica (VIGIAR) no Plano de Baixa Umidade do Ar; Plano de Ação Climática do Município – PANCLIMA SP: Participação da Vigilância em Saúde Ambiental; Elaboração de cartilha sobre Vigilância em Saúde Ambiental, Sustentabilidade e mudanças climáticas; Panorama das ações do programa VIGISOLO nas áreas contaminadas com mudança de uso no município de SP. 

A DVE da COVISA foi responsável por sete projetos. O Núcleo de Doenças Agudas Transmissíveis (NDAT) da DVE apresentou os trabalhos: “Relato de experiência da Vigilância em Saúde do Município de São Paulo no enfrentamento ao Mpox”; o “Surto Comunitário de Doença Meningocócica no Município de São Paulo: Ações de Prevenção e Controle”; e “Desenvolvimento de Ferramenta de Apoio à Identificação de Clusters de Casos da Doença Meningocócica”.

Apresentação da "Aplicação da Matriz SWOT/FOFA nas ações de Microplanejamento em bloqueio vacinal (foto:COVISA)

 

O Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDANT) da DVE apresentou o projeto “A Ferramenta Verificador de Possíveis Inconsistência na Qualificação das Notificações de Violência”. O Programa Municipal de Imunizações (PMI), também da Divisão de Vigilância Epidemiológica, apresentou os trabalhos: “Estratégia de vacinação em adultos com a vacina pneumocócica conjugada 13-valente no município de São Paulo” e a “Aplicação da Matriz SWOT/FOFA nas ações de Microplanejamento em uma intensificação vacinal de meningite no Município de São Paulo”. O Aplicativo Sampa Dengue e a Aplicação da Matriz SWOT/FOFA, tiveram exposição oral no Congresso.

collections
Galeria de imagens