PIU

Projeto de Intervenção Urbana - Atualizado em 02/04/18

Os Projetos de Intervenção Urbana (PIUs) são os estudos técnicos necessários a promover o ordenamento e a reestruturação urbana em áreas subutilizadas e com potencial de transformação na cidade de São Paulo. Elaborados pelo poder público e originados a partir de premissas do Plano Diretor Estratégico, tem por finalidade sistematizar e criar mecanismos urbanísticos que melhor aproveitem a terra e a infraestrutura urbana, aumentando as densidades demográficas e construtivas além de permitir o desenvolvimento de novas atividades econômicas, criação de empregos, produção de habitação de interesse social e equipamentos públicos para a população.

Baseado nas diretrizes do PDE, que determina as estratégias de desenvolvimento urbano da cidade, e contemplado por um programa de interesse público definido para seu perímetro de intervenção, o PIU reúne os estudos técnicos urbanísticos, econômicos, sociais e ambientais para o desenvolvimento da região, apresentando ao seu término um programa de intervenções e parâmetros urbanísticos específicos, além de propostas econômico-financeiras e de gestão democrática que viabilizem sua implantação. O conceito de PIU foi desenvolvido para ser aplicado em diferentes escalas territoriais, desde estudos para a transformação de grandes setores da cidade até para a implantação de pequenos projetos específicos.

A elaboração de Projeto de Intervenção Urbana foi regulamentado pelo Decreto nº 56.901, de 30 de março de 2016. Clique aqui e confira a publicação no Diário Oficial.


Conheça os Projetos de Intervenção Urbana

PIU Pacaembu
Situação:
consulta pública

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da São Paulo Urbanismo, lança Consulta Pública para o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Pacaembu, isto é, do Complexo formado pelo Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, seu Centro Poliesportivo e a Praça Charles Miller. Clique aqui e saiba mais.

 

PIU Nações Unidas
Situação: consulta pública

O Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Nações Unidas vai definir o desmembramento de uma área de 152 mil m², de propriedade da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado, localizada na confluência das Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros) e Av. Frederico Herman Jr.

O Projeto inicia a consolidação e, servirá de parâmetro de avaliação, para que a Prefeitura de São Paulo realize permuta do lote 1 e 2 desta área – que abrange 40.850m² e é atualmente ocupada pela Prefeitura Regional de Pinheiros -, com o terreno do futuro Parque Augusta, localizado entre as ruas Augusta, Caio Prado e Marquês de Paranaguá, de propriedade privada. O acordo viabilizará, dentre outras ações, a posse da área privada pela Prefeitura e a implantação e gestão – por dois anos – do Parque à custa dos atuais proprietários.

Clique aqui e saiba mais.

 

PIU Arco Jurubatuba
Situação: consulta pública

Em conformidade com a cronologia definida no Plano Diretor Estratégico – PDE, que previu a elaboração de sucessivos Projetos de Intervenção Urbana – PIU para os principais subsetores da Orla Ferroviária e Fluvial da Macroárea de Estruturação Metropolitana – MEM, o PIU do Arco Jurubatuba apresenta-se como fundamental estratégia para a promoção de melhorias na oferta de trabalho e moradia pela cidade, na articulação dos polos de emprego e no aproveitamento dos sistemas de infraestruturas que permitem o deslocamento de pessoas e produtos, sendo, portanto, fundamental à promoção das transformações urbanas necessárias à reorganização das dinâmicas metropolitanas.

O Projeto de Lei proposto estabelece objetivos, diretrizes, estratégias e mecanismos para a implantação do Projeto de Intervenção Urbana para o perímetro do Arco Jurubatuba e cria as Áreas de Intervenção Urbana Vila Andrade, Jurubatuba e Interlagos.

Clique aqui e saiba mais.

 

PIU Vila Olímpia
Situação: consulta pública

O Projeto de Intervenção Urbana apresentado abrange a região de Vila Olímpia, localizada no distrito de Itaim Bibi, no município de São Paulo.

A principal motivação da proposta é o aproveitamento mais intensivo do solo urbano, em uma área do bairro da Vila Olímpia dotada de robusta infraestrutura urbana e de transporte público, e encravada no contexto da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, porém fora do perímetro desta lei.

Clique aqui e saiba mais.

 

Parâmetros de uso e ocupação do solo para o futuro PIU Anhembi

Aprovado pela Câmara Municipal em 5 de dezembro, o Projeto de Lei nº 582/2017, que trata da desestatização do Complexo do Anhembi, estabelece que um PL específico deverá dispor sobre os parâmetros de uso e ocupação do solo da respectiva Zona de Ocupação Especial – ZOE.

O texto prevê, dentre outros parâmetros urbanísticos, a manutenção do potencial construtivo definido pela Lei de Zoneamento para a ZOE do Anhembi em 1 milhão de metros quadrados. Detalha, ainda, o perímetro da área, definindo dois setores: Setor Centro de Convenções e Exposições e o Setor Sambódromo. Este último, não considerado nos estudos que definiram o potencial construtivo para a ZOE na Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, tem seu potencial construtivo fixado em 400 mil metros quadrados, o que constitui novidade em relação à regulação vigente.

Clique aqui e saiba mais.


PIUs dos Terminais Municipais de Ônibus Capelinha, Campo Limpo e Princesa Isabel

Os PIUs dos Terminais Municipais de Ônibus Capelinha, Campo Limpo e Princesa Isabel buscam, dentre outros fatores, a melhoria da qualidade dos serviços do sistema municipal de transporte público, qualificando o conforto dos usuários e as condições operacionais nos terminais de ônibus, além do aproveitamento intensivo da infraestrutura e do solo urbano e sua qualificação urbanística, melhorando a acessibilidade e a integração do terminal com seu entorno. Com essa ação, almeja-se fomentar seu papel como polo de desenvolvimento urbano de seu território, promovendo a diversidade de usos, o adensamento construtivo e maior dinamismo econômico.

Clique aqui e saiba mais sobre o PIU do Terminal Capelinha

Clique aqui e saiba mais sobre o PIU do Terminal Campo Limpo

Clique aqui e saiba mais sobre o PIU do Terminal Princesa Isabel


PIU do Arco Tietê


O PIU-ACT busca incrementar a oferta de empregos e o desenvolvimento econômico; minimizar os problemas ambientais do território; promover a transformação de áreas ociosas, de imóveis subutilizados e a instalação de novos usos compatíveis às áreas com solo potencialmente contaminado; melhorar as condições gerais de mobilidade e acesso da região; qualificar o ambiente urbano; estimular a diversidade tipológica habitacional; implantar equipamentos para atendimento de diferentes faixas de renda.

Clique aqui e saiba mais.


PIU Vila Leopoldina

Visando à reestruturação urbana, ordenamento e requalificação da Vila Leopoldina, um grupo privado manifestou à Prefeitura interesse em desenvolver estudos técnicos para o local. O objetivo é construir moradias, atrair empresas de economia criativa e fomentar atividades econômicas que gerem emprego para a população de baixa renda.

Clique aqui e saiba mais.


PIU NESP (Novo Entreposto de São Paulo)

Para redistribuir oportunidades de trabalho e corrigir distorções do crescimento urbano na região de Perus, a Prefeitura de São Paulo articulou estudos técnicos para implantar o Novo Entreposto de São Paulo (NESP) na Rodovia dos Bandeirantes. 

Clique aqui e saiba mais.


PIU Rio Branco

Visando ao repovoamento e à requalificação do Centro, a Prefeitura de São Paulo desenvolveu estudos técnicos para viabilizar a transformação da área central a partir de intervenções pontuais ao longo dos eixos de transporte e junto a áreas cujos imóveis não cumprem a função social. Para esse repovoamento, previsto tanto na Operação Urbana Centro quanto no Plano Diretor Estratégico, um Projeto de Intervenção Urbana foi proposto junto ao Corredor Rio Branco.

Clique aqui e saiba mais