Extrato da 28ª Reunião Ordinária. Data, hora e local: 20 de fevereiro de 2014, às 09h00m, no Auditório do 10º andar no Edifício Martinelli, sala 102, Rua São Bento, 405, Centro, São Paulo, SP. Convocação: Reunião do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU), para discussão de pauta do dia: 1.Informes; 2. Balanço 2013; 3. Plano de ação 2014 da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e da São Paulo Urbanismo (SPUrbanismo). Ordem do Dia: 1) O Secretário Executivo iniciou os trabalhos as 09h50m convidando a Secretária Leda Paulani a compor a mesa. Na sequência informou a pauta aos Conselheiros, sendo esta aprovada por unanimidade franqueou a palavra ao Presidente, Fernando de Mello Franco. 2) Dessa forma, o Presidente homenageou o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim, falecido na sexta-feira 14, salientado o legado de obras e projetos deixado por Wilheim a cidade de São Paulo e seu importante papel na Prefeitura enquanto Secretário de Planejamento. 3) Logo após, a Conselheira Lucila Lacreta, representante eleita da Macrorregião Oeste, solicitou a fala e realizou informes a respeito de solicitações formais enviadas pelo Movimento Defenda São Paulo à Secretaria Executiva do CMPU. 4) Em conformidade a pauta do dia, o Presidente iniciou o balanço das atividades da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da São Paulo Urbanismo no exercício 2013 e franqueou a palavra aos Diretores Daniel Todtmann Montandon (Departamento do Uso do Solo - DEUSO); Tomás Wissenbach (Departamento de Produção e Análise de Informação - DEINFO); Anderson Kazuo Nakano (Departamento de Urbanismo - DEURB); Fernando Guilherme Bruno Filho (Departamento de Controle da Função Social da Propriedade - DCFSP); e Gustavo Partezani Rodrigues (SPUrbanismo) para apresentação dos Planos de Ação da SMDU e da SPUrbanismo em 2014. 5) Sequenciando a reunião, a palavra foi franqueada a Dra. Heloisa Toop Sena Rebouças, Procuradora Chefe de Assessoria Jurídica, que informou aos Conselheiros o andamento da Ação Civil Pública ajuizada pelo Movimento Defenda São Paulo – Tramitação do PL 688/2013 (Processo n. 1009731-87.2013.8.26.0053 – 5ª Vara da Fazendo Pública). 6) Na sequência, o Secretário Executivo iniciou o processo de apreciação das minutas de atas da 27ª Reunião Ordinária; da 20ª Reunião Extraordinária; e da 21ª Reunião Extraordinária. Nesse sentido foi realizada uma série de manifestações a respeito da elaboração das atas chegando-se a um consenso por parte da plenária no que se refere ao desenvolvimento e aprovação das mesmas. Conforme deliberado, o processo se dará da seguinte forma: i) a Secretaria Executiva encaminhará aos Conselheiros a Minuta de Ata com o respectivo áudio; ii) as sugestões de alterações dos Conselheiros deverão ser feitas por escrito de forma objetiva e encaminhadas à Secretaria Executiva; iii) estas serão analisadas pela Secretaria Executiva em virtude da expressão real da fala, conforme áudio da reunião em questão; iv) as sugestões serão compartilhadas, pela Secretaria Executiva, com os demais Conselheiros; v) após esse processo colocar-se-á a minuta de Ata, bem como as sugestões, para aprovação do Conselho. Em seguida definiu-se que as 03 (três) minutas de atas citadas a cima serão novamente objeto de apreciação do Conselho em reunião subsequente. 7) Por fim, o Secretário Executivo iniciou a eleição de dois Conselheiros – 1 (um) titular e 1 (um) suplente - para compor o Conselho Municipal de Planejamento e Orçamento Participativos (CPOP). Três Conselheiros: Jacobina Albu Vaisman, Algerlanio Lopes Dantas e Sueli Moretti manifestaram interesse nas vagas, no entanto a Conselheira Sueli Moretti abdicou; por fim decidiu-se: Jacobina Albu Vaisman na qualidade de titular e Algerlanio Lopes Dantas na qualidade de suplente.
Encerramento: A reunião foi encerrada pelo Presidente às 12h28m. A reunião foi secretariada por Fernando Túlio Salva Rocha Franco, Secretário Executivo do Conselho Municipal de Política Urbana.
Extrato da 28ª Reunião Ordinária
Publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo no dia 22 de fevereiro de 2014, página 24.
🔍