Prefeitura recebe o projeto Centro Novo

Proposta de reurbanização da região central de São Paulo foi oferecida pelo Secovi por meio de um Termo de Acordo de Cooperação


  Bulevar na Av. Duque de Caxias

A Prefeitura de São Paulo recebeu nesta terça-feira (26) o projeto Centro Novo, que propõe uma mudança urbanística e a modernização da região central. Elaborado pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, o projeto foi oferecido à gestão municipal pelo Secovi/SP, por meio de um termo de acordo de cooperação técnica, sem custos para o município.

O objetivo do projeto é orientar um processo de requalificação do Centro, a partir de intervenções que tornem a região mais amigável, oportuna e atrativa para a população, reforçando seus atributos simbólicos e históricos, assim como resgatando sua vocação para os usos residenciais - a ideia é agregar novas edificações e novos usos aos imóveis já existentes.

Segundo o prefeito João Doria, a Prefeitura irá executar o projeto com a participação da iniciativa privada. “Nós estamos praticamente há cinco meses no desenvolvimento desse trabalho envolvendo várias áreas da Prefeitura”, disse.

O projeto prevê ações urbanísticas na área do Centro Tradicional e nas regiões do Parque Dom Pedro, Mercado Municipal, Luz, Praça Júlio Prestes, Santa Cecília, Arouche, República e Praça Roosevelt.

“Recebemos o valioso aporte técnico do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, um dos maiores da história do país, para as ações de requalificação do Centro, que certamente dará ao trabalho em desenvolvimento pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento a grandiosidade e a qualidade compatíveis com a importância histórica, simbólica e afetiva que a região tem para todos nós”, diz a secretária da pasta, Heloísa Proença.

A apresentação do projeto está disponível para download aqui.


Circular Centro
O projeto apresentado à Prefeitura propõe, como elemento articulador do projeto urbanístico, a implantação de um novo modal de transporte, o “Circular Centro”, moderno e mais amigável, promovendo a interligação entre os principais equipamentos e marcos referenciais do Centro, como a Pinacoteca, a Sala São Paulo, o Theatro Municipal e as galerias comerciais, conectando toda rede de transportes do entorno (ônibus, trens e metrô).

Bulevares
O projeto também sugere a criação de bulevares centrais planejados que receberão tratamento urbanístico completo, com melhoria de calçadas, arborização, iluminação, acessibilidade e mobiliário urbano.

Os bulevares têm o objetivo ainda de orientar o adensamento construtivo e populacional proposto, agregando novas edificações e usos às já existentes e aumentando o número de habitações em edificações mistas – prédios que abrigam, ao mesmo tempo, comércios e residências, garantindo vida e movimento de dia e também à noite, resolvendo um importante desafio da área central, que é o seu esvaziamento noturno, quando se encerram as horas normais de funcionamento das atividades instaladas na região.

Economia Criativa
O projeto busca ainda reconhecer e potencializar os núcleos de economia criativa presentes no Centro, exaltando atividades ligadas ao teatro, às artes plásticas, à gastronomia, ao cinema, à produção audiovisual e digital, multimídia, moda e outras manifestações que conferem à região uma atmosfera dinâmica, vibrante, cosmopolita e contemporânea.

Entre as ações propostas para promover os núcleos de economia criativa estão a instalação de incubadoras, coworking, residências artísticas em edifícios históricos (restauro/retrofit), realização de eventos, divulgação de atividades ligadas aos polos, incentivos para extensão de horário de atividades “economia noturna” e interação com todos os circuitos.

Texto: Secretaria Especial de Comunicação - SECOM