11ª Bienal de Arquitetura experimental e "ao vivo" no Centro de São Paulo

De outubro a dezembro, o evento ocorrerá em um percurso “caminhável”, que articulará espaços culturais e espaços abertos no centro da cidade, com exposições e efemérides contínuas

 

Realizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB, a 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo vai acontecer entre outubro e dezembro deste ano, mas os preparativos já estimulam a criatividade dos arquitetos, artistas gráficos, designers e artistas diversos da cidade. Na semana passada, 150 projetos foram inscritos na chamada aberta “Imaginário da Cidade”, que vai discutir São Paulo por meio de ensaios fotográficos, guias da cidade, percursos, cartografias, coreografias, arte urbana, ações experimentais, projeções e outros formatos criativos para expressar o conteúdo diversificado do município.

Até o dia 15/09, a Bienal recebe propostas que registrem projetos responsáveis por reflexões sobre como sua concepção na escala da edificação impacta o espaço da cidade. Uma análise sobre as arquiteturas construídas desde o ano de 2000, a fim de entender como transformaram e/ou qualificaram o espaço urbano, seus usos e experiência cotidianos.

Entre 16 e 23 de setembro, o arquiteto Martin Kohler realizará uma grande caminhada de 120 km pelas bordas da cidade. Haverá paradas nas unidades do SESC, pontos de cultura e associações comunitárias, onde ocorrerão debates sobre produção cultural e construção coletiva da cidade. Clique aqui para conferir o evento no Facebook.

De outubro a dezembro, a 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo que, neste ano, terá formato reduzido e experimental, ocorrerá em um percurso “caminhável”, que articulará espaços culturais e espaços abertos no centro da cidade, com exposições e efemérides contínuas. Essa proposta propõe repensar o lugar da Bienal de Arquitetura quanto ao seu formato, espaço e tempo. Uma mostra itinerante percorrerá unidades do SESC nas bordas de São Paulo e se articulará a um programa de ações em outros espaços. Para mais informações, clique aqui.