Os desafios do Ligue os Pontos: fortalecer agricultura local e promover sustentabilidade na Zona Rural Sul de SP

Etapa inicial do projeto consiste no levantamento de informações geoespaciais, cadastro dos pequenos agricultores e caracterização do mercado consumidor potencial

 

Nos dias 15 e 16 de maio, São Paulo recepcionou as cidades de Santiago, Medellín, Guadalajara e Bogotá para o primeiro encontro entre as cinco cidades vencedoras do Mayors Challenge 2016. Promovido pela Bloomberg Philanthropies, o desafio visa incentivar os governos locais a enfrentar desafios urbanos através da criação de soluções inovadoras que possam servir de exemplo para outras cidades.

O evento na capital paulista foi realizado com apoio da Delivery Associates, consultoria designada pela Bloomberg Philanthropies para acompanhar a implementação dos projetos das cidades vencedoras e teve três principais objetivos: progredir no planejamento de implementação dos projetos, fortalecer os conhecimentos e as habilidades para uma implantação efetiva dos programas e construir uma rede de colaboração e aprendizagem entre os municípios vitoriosos.

O projeto de São Paulo, Ligue os Pontos, propõe o fortalecimento da agricultura local como forma de promoção de sustentabilidade socioambiental na Zona Rural Sul da cidade, complementando as políticas de regulação e fiscalização que atuam na área de proteção aos mananciais. As ações do projeto buscam fortalecer os agricultores com informação, conhecimento e habilidades para que possam melhorar seus processos produtivos e aumentar seus rendimentos, bem como conectar a produção agrícola às demandas de mercado através da melhoria de processos ao longo da cadeia de valor da agricultura local. Outro aspecto de grande importância abordado pelo projeto é o levantamento de dados e a construção de capacidades para sua utilização, como forma de promover a sustentabilidade dessa experiência enquanto política pública.

A etapa inicial do projeto consiste no levantamento de informações geoespaciais, no cadastro dos pequenos agricultores do município e na caracterização do mercado consumidor existente e potencial para este tipo de produção. Além disso, estão previstas ações para “capacitar os pequenos produtores e conectar a produção agrícola às demandas do mercado, aumentando a capacidade de implantação da agricultura sustentável, gerando renda e contribuindo para a contenção da ocupação urbana sobre áreas protegidas ambientalmente”, afirma Marcos Campagnone, secretário-adjunto da SMUL e coordenador do Comitê Intersecretarial do programa, que esteve presente no encontro.

Além da SMUL, integram o comitê intersecretarial do projeto as Secretarias Municipais de Trabalho e Empreendedorismo, Verde e Meio Ambiente, Assistência e Desenvolvimento Social, Relações Internacionais e Inovação e Tecnologia.

Conheça aqui os projetos vencedores.

VÍDEO
PRODUÇÃO

CAMPO – Paula Tinoco e Roderico Souza (0-2’33’’)
SMUL – (2’34’’ – 4’51’’)

IMAGENS
Arquivos da Prefeitura de São Paulo
Arpad Spalding
Fabio Knoll
Lalo de Almeida
Mily Mabe e Luisa Prat