Sacolas plásticas são feitas de polietileno, um produto do petróleo. Levam cerca de 500 anospara se decompor. Enquanto isso, acabam flutuando nos oceanos, lagos e rios, obstruindo postos de drenagem de chuva, causando enchentes, enchendo nossos aterros e dificultando a compactaçãodos detritos.
OMundo consome 1 milhão de sacos plásticos por minuto, o que significa quase1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhõespor ano. Produzimos e usamos atualmente 20 vezesmais plásticos que há50 anos, pois praticamente em tudo é ele utilizado.
Em São Paulo, cerca de 25% das emissões de Gases de Efeito Estufa são provenientes das emissões dos aterros sanitários. No Brasil são produzidas cerca de 210 miltoneladasanuais de polietileno, que representam cerca de 9,7%de todo o lixo do país. Cadafamília brasileira descarta cerca de 40 quilosde plásticos por ano. A cada mês, mais de um bilhão de sacos plásticos são distribuídos pelos supermercados no Brasil. Isto significa33 milhõespor dia e 12 bilhõespor ano. Ou 66sacos plásticos paracada brasileiro por mês. 80% do 1 bilhão de sacolas de compras produzidas e distribuídas por mês, no Brasil, viram sacos para lixo doméstico. Podem ser vistos em todos os lugares ou estão dentro de outros sacos para lixo.
Por todas estas justificativas que devemos tomarconsciência e reduzirao máximo o uso de sacolas plásticas.
Junte-se a nós!
>Sacola de Pano Já!
A Campanha
"Eu não sou de plástico"é uma campanha da Prefeitura da Cidade de São Paulo, através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, com objetivo de convidar as pessoas a minimizar o consumode sacolas e sacos plásticos descartáveis, adotando material permanente e degradável, poupando o meio ambiente.
Um primeiro movimento da campanha incluiu a criação de sacolas exclusivas por 110 estilistas de diversas partes do país, que resultou numaexposição no Porão das Artes da Bienal, no Parque Ibirapuera, com curadoria de Lilian Pacce e cenografia de Ivo Pons.
A Secretaria do Verde criou modelos institucionais em algodão cru, confeccionados por ONGs como Aldeia do Futuro e Arrastão, distribuídos gratuitamente na abertura da exposição. Além de ecologicamente corretas, nossas sacolas são socialmente responsáveis. O design das sacolas está disponível para as instituições, interessadas em confeccionar sacolas e ampliar a campanha, bastando para isso aplicar os logos da campanha e da Prefeitura.
Além do mundo da moda, a campanha registra adesões importantes, como aAssociação Paulista dos Supermercados, Ambiente Global, Design Possível, Monte Azul, Mackenzie, Prefeitura Municipal de Lageado, Senac São Paulo, entre outras.
O próximo passo será a criação de legislação específica sobre o tema. A Secretaria estuda as iniciativas no Brasil e no mundo e também as tecnologias possíveis de uso na substituição gradativa de material permeável.
Quer participar da campanha? Fique de olho aqui.
Quem Já Aderiu
Nomundo todo já está em curso um movimento para diminuir ou mesmo erradicar o uso de sacolas plásticas. Na Alemanha e na Irlanda é preciso pagarpara usar sacolas plásticas disponibilizadas nos estabelecimentos. Os habitantes usam cestas, mochilas ou sacolas não descartáveis para carregar suas compras. A cidade de São Francisco, na Califórnia, aprovou uma leiqueproíbegrandes supermercados de distribuir sacos plásticos derivados de petróleo. Outras cidades americanas, como Boston, Baltimore, Portland e Santa Mônica trabalham em projetos de lei semelhantes e cidades já estão se mobilizando também. EmNova York, em julho deste ano, quatro estabelecimentos da rede de lojas de produtos orgânicos, Whole Foods, em Manhattan, colocaram à venda 20 mil sacolas ecológicas com a inscrição "Não sou uma sacola de plástico". Centenas de pessoas fizeram filas para comprar a sacola, que se esgotou em poucos minutos.
NaIrlanda, desde 1997 se paga impostode nove pennies porcadasacola. Como resultado da medida, os irlandeses passaram a ir às compras com sacolas próprias e mochilas. Estratégias semelhantes foram empregadas na África do Sul, Bangladesh, Austrália, Xangai e Taiwan. EmMacau foi promovida a campanha "Estime o nosso Planeta - use sacos ecológicos para ir às compras", organizada pelo Conselho de Meio Ambiente com colaboração de entidades como supermercados e livrarias, que entregava aos cidadãos que fizessem compras nas lojas conveniadas sem uso de sacos plásticos cupons para sorteio de prêmios.
O Japão está tentando reduzirtambém o uso de sacolas com uma leiaprovada pelo Parlamento em junho do ano passado, que permite ao governo advertir comerciantesquenãoadotarem medidas parareduzir, reutilizar e reciclar o plástico.
NoBrasil, diversos Estados do país também já se mobilizam, seja através de projetos de lei ou decampanhasde sensibilização, para minimizaro uso de sacolas plásticas. O Governo Estadual doParaná, por exemplo, promove parcerias com donos de redes de supermercados para incentivar o uso desacolas biodegradáveis. Também tramitam na Assembléia Legislativa do Estado projetos de lei a respeito.
O Rio de Janeiro também estuda projeto de lei queproíbe a distribuição e torna obrigatóriaa substituição gradual das sacolas plásticas pormaterial biodegradável. A Secretaria enviará à Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca) um pedido de multa contra cerca de 400empresas que estão desrespeitando lei estadual de 2000 que obriga quem produz ou vende plástico a recomprar 25%do material e apoiar cooperativasde catadores que fazem coleta e reciclagem.
Na cidade de Belo Horizonte, um projeto de lei tramita na Câmara Municipal com a proposta de substituiro uso de sacos de lixo e sacolas plásticas por sacolas retornáveis, de papel ou material biodegradável, em empresas privadas com atuação na cidade. Em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, foi aprovado este mês pelos vereadores projeto de lei que obrigará os estabelecimentos comerciais a usaremembalagens biodegradáveis.
Confira mais lugares, no Brasil e no Mundo, que já aderiram às sacolas:
Lajeado, Rio Grande do Sul (Brasil);
Maringá, Paraná (Brasil);
Panambi, Rio Grande do Sul (Brasil);
Viena, Áustria;
Grã-Bretanha
Escolha a Sua
Estilistas
Desde a assinatura do Protocolo de Kyoto, em 1997, discute-se sobre a eficácia do tratado para a saúde ambiental do planeta. Apesar das vozes dissonantes, de uma coisa ninguém duvida: o ritmo descontrolado do que se entende por progresso está sufocando o planeta.
Para ganhar ar e mudar este horizonte cinza, pequenas doses de consciência: coleta seletiva do lixo doméstico, a carona solidária, o banho curto, a sacola de supermercado permanente. Toda atitude que agrida menos o meio ambiente é bem vinda ao nosso dia-a-dia.
E a moda, esta antena do comportamento coletivo que tem expressão individual, mostra sua sintonia com as novas necessidades do mundo de hoje semeando estilo nesta atitude verde.
A antiga sacola de feira entra em cena repaginada, pronta para se tornar acessório indispensável.
A tendência é internacional. Na Alemanha e na Irlanda, é preciso pagar pelas sacolas plásticas; em São Francisco, nos EUA, há uma lei que proíbe os grandes supermercados de distribuí-las. Estilistas internacionais já lançaram seus modelos de shopping bag.
O Brasil entra nesta onda com a valiosa colaboração de 110 grifes de todo o país. Artistas criativos, eles ganham mais um adjetivo, o de eco-designers. Agora é só escolher a sua e, de sacola permanente em punho, ir às compras!
2nd Floor
Adriana Barra
Adriana Degreas
Feira chique. A estilista Adriana Degreas utilizou um tecido de sarja com seda estampado de oncinha para construir sua shopping bag. Ao mesmo tempo que o item é utilitário, ele também pode ser diminuído e utilizado como bolsa.
Matéria-prima:
Sarja de seda
Alcaçuz
"Participar deste projeto para conscientizar as pessoas parece uma contribuição pequena, mas é com os atos do dia-a-dia que cumprimos nosso papel para preservar o meio ambiente."
Alexandre Herchcovitch
" Esta campanha envolve a nós todos para a conscientização do consumo responsável. Nossa contribuição deve ser permanente e atenta a atual conjuntura do meio ambiente. Reciclar, sempre."
Anunciação
Ash
Blue Man
Boutique
Brasilianas
Canal
Januário Luiz Vaiano
"Ainda há Tempo!
O homem precisa se sensibilizar mais e se preocupar com a natureza. Não é possível ficar indiferente às sucessivas tragédias que destroem a mãe terra. A iniciativa de reverter à situação começa dentro de casa e juntos podemos fazer muito!"
"Feita com eco jeans
Trançado com eco couro vegetal
Usada com eco estilo
Numa eco festa
Ou no eco dia-a-dia.
Seja eco friendly. Carregue tudo aqui."
Essa bolsa foi desenvolvida pela Equipe de Estilo Cantão sob coordenação de Yamê Reis com jeans orgânico Now e couro vegetal dos seringueiros da Amazônia Treetap* e confeccionada por Taoolee.
Treetap - Marca registrada
Carlos Miele
"É obrigatório participar. Mais do que nunca devemos nos conscientizar dando importância aos pequenos gestos.
Uma bolsa de sarja grande com estrutura maleável que pode ser carregada nas mãos ou no ombro com bolsos externos para guardar pequenas coisas e um bolso porta- ipod em uma das alças."
Carlota Joakina
Rodolfo Murilo de Souza - estilista carlota joakina
Casa da Alessa
"A Cavalera aproveita o seu envolvimento com o universo jovem para conscientizar as novas gerações sobre a exigência de um planeta sustentável. A garantia do futuro é o maior desafio das pessoas, das empresas e de toda sociedade. Ao aderir a esta grande idéia a Cavalera pretende colaborar com a formação de consumidores-cidadãos"
Cecilia Prado
"As 'shopping Bags' são consideradas eco-amigáveis. Estima-se que apenas no Brasil são produzidas mais de 2 mil toneladas de filme plástico por ano.
Existem bilhões de sacolas plásticas bloqueando nosso planeta.
Todos estes sacos liberados na natureza custam muito caro para consumidores e mais ainda para o meio ambiente. Todas estas sacolas terminam vagando pelo planeta, pois demoram mais de 100 anos para desaparecerem no meio ambiente.
Antes disso, liberam resíduos tóxicos minúsculos que poluem nosso solo, rios, lagos e oceanos e por isso uma quantidade incontável de animais morrem sem necessidade todos os anos.
Substituindo o uso de sacolas plásticas por uma shopping bag ,você contribui para a redução do consumo de sacolas plásticas e de papel e assim diminui seu descarte na natureza com simples ações e pequenas mudanças de hábito.
Você pode se engajar nesta causa de salvar o nosso planeta e preservar os recursos naturais para futuras gerações."
"Moda/ Arte/ Poesia e Ecologia = Sorte
100% Algodão = Matéria Prima
100% Respeito = Ecologia
100% Poesia = Intuição
100% Arte = Possibilidades
Nossa sacola tem a receita acima e, de acordo com a nossa tradição, as clientes e amigas freqüentadoras desta loja há 30 anos acreditam que nosso Espaço, nossos Produtos e, agora, nossa Sacola (não de plástico) 'Dão Sorte'.
Sorte que vem da intenção em embutir em nossos produtos a maior Qualidade, o maior Respeito e Energia Positiva possíveis e, assim como um Mantra, a repetição deste Desejo (por uma qualidade de vida melhor) ao longo do tempo só faz fortalecer uma onda de Sucesso e Prosperidade.
Portanto, acredite: Nossa Loja dá Sorte!
A criação do desenho e pintura da sacola foi feita pela artista plástica Sarita Anne Roysen, com exclusividade para a boutique claudeteedeca.
O tema aborda uma cena urbana - São Paulo - onde sempre há uma janela (ou a esperança de...), um trevo verde ( ou a esperança de...), um encontro (ou a esperança de .....), um cuidado (ou a esperança de....)."
Clube Bossa
"Acreditamos nessa ação como uma importante iniciativa que deverá resultar em uma conscientização necessária para nós, ligados ou não a área têxtil, também nos alertando para responsabilidade com o meio em que habitamos.
Criamos uma bolsa cuja praticidade aliada à preocupação ambiental foi nosso foco primordial, confeccionada em lona (tecido feito a partir de fibra de algodão reutilizado), ela pode ser uma bolsa carteira quando fechada com zíper e quando aberto o mesmo zíper transforma-se em uma shopping bag."
Constança Basto
"A Corporeum consciente do poder de influência da moda no social, parabeniza e abraça este movimento."
"Respeitar o meio ambiente e tentar reverter o caos causado pela humanidade é prioridade mundial. A Coven tem feito sua parte praticando diariamente pequenas atitudes e, por isso, não poderíamos ficar de fora de um projeto tão significativo quanto este. Desenvolvemos uma Shopping Bag em jacquard de tricot, leve, confortável, muito prática e, claro, linda. Desejamos que outros órgãos públicos tenham iniciativas como essa da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo".
"Aderimos a esta campanha com prazer! Esta é mais uma ótima oportunidade para a moda prestar um serviço à sociedade, ajudando a conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente. Desenvolvi uma shopping bag que pode ser usada de duas formas, ela é expansível para encher de compras e une estilo e praticidade."
Daniella Zylbersztajn
"Acreditamos que as pessoas possam colaborar na preservação do meio ambiente com charme e bom gosto."
D'Arouche
David Pollak e Carol Glidden-Gannon
Do Estilista
Estilista Marcelo Sommer
Fiz uma bolsa inspirada naqueles malotes para transporte de documentos. O rosa lembra iogurte, o acabamento em vinil dá resistência à sacola e o recado ecológico fica por conta estampa da árvore.
Material:
Lona lavável e vinil
DTA
Shopping Bag DTA
Esta peça foi produzida pela Apromiv - Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice, localizada em Betim, que recebe nossos retalhos e aparas, os destinam ao artesanato onde idosos e pessoas carentes praticam e aprendem, através das oficinas de artesanatos, a confeccionarem bolsas, bonecas, chaveiros e flores como uma forma de lazer, elevação da auto-estima e geração de renda.
Para a confecção desta peça foi utilizado jeans com lavagem resinada e patchwork em formato de flor inspirada na nossa Coleção Verão 2008.
Toda água utilizada nos processos de lavanderia e tinturaria dos jeans e sarja é tratada e devolvida pura para a natureza.
A bolsa possui forro em nylon, bolsos, porta celular e porta chaves. Também uma bolsa reforço para as compras.As alças em jeans possuem uma segunda face em cadarço com estampa poá.
Com esta Shopping Bag qualquer compra será alegre e divertida. Assim como a Coleção.
"Proponho para a campanha 'EU NÃO SOU DE PLÁSTICO' uma shopping bag estilizada com efeito origami, a bolsa pode ser redobrada e carregada facilmente. Unindo design e praticidade, também comprometidos com a causa ecológica - foi desenvolvida em lona de algodão, juta e verniz sintético."
Elisa Atheniense
Ellus
"As sacolas reutilizáveis cumprem o papel de diminuirmos o lixo de embalagens que vemos por aí. É um hábito que devemos criar."
"Começamos recentemente a atentar para os danos que nós causamos à natureza. A participação neste evento está sendo nosso primeiro passo para uma maior conscientização, pois nos fez refletir sobre a real participação que devemos ter para conter os prejuízos ao planeta e ainda nos mostrou as
possibilidades criativas que podemos ter com a re- aproveitação de materiais que seriam jogados no lixo.
Optamos por criar uma bolsa que traduzisse o espírito da Espaço Fashion: contemporâneo, jovem e de acordo com as tendências. Apostamos na ousadia em misturar sobras de materiais diversos, que foram usados na nossa atual coleção de verão: linho, paetês holográficos e pingentes em acrílico e metal. A bolsa tem forte apelo fashion e pode ser usada em diversas ocasiões: viagens, jantares, compras no shopping, sem deixar de passar pelo happy hour no barzinho."
"Desde minhas primeiras coleções me inspiro em diferentes culturas e em elementos da Natureza - que simbolizam minhas raízes brasileiras e fundamentam a responsabilidade ecológica e social para o sustento da vida no planeta. A marca FB vem tomando iniciativas inteligentes que contribuem para a preservação ambiental, agregando em suas coleções materiais naturais e tecnologia sustentável.
A minha participação na campanha 'EU NÃO SOU DE PLÁSTICO' simboliza a manifestação de uma arte e estilo consciente e de certa forma ativista. Este é o tom da Moda que representa meu Futuro.
A bolsa/ sacola FB traz a mesma linguagem trabalhada em meu desfile de Verão 2008 no SPFW - tratando a cultura egípcia como fonte de inspiração máxima. Pensamos na real utilidade que ela terá e também em criar um modelo divertido e inspirador."
Fabiana Bauman
"A inspiração da bolsa vem da própria coleção de verão da marca que busca o mix de materiais, texturas e sobreposições na busca de um equilíbrio entre o natural e o orgânico e fibras sintéticas com brilho.
'A marca Fabiana Bauman está sempre em busca da harmonia e beleza que pra mim, se define em equilíbrio no sentido mais amplo"', afirma a estilista Fabiana Bauman".
Francesca Giobbi
"Pela continuidade sustentável da natureza e para que as gerações futuras tenham acesso ao básico da sobrevivência humana, como água potável e ar puro.
A bolsa é toda feita de materiais que reutilizamos do nosso estoque, onde todos os seus componentes não agrediram a natureza para serem produzidos. O mais bacana é que cada bolsa será única, pois a matéria prima que está sendo reaproveitada não está disponível em grande escala. É uma bolsa que além de ser utilizada para as compras pode ser usada também no dia-a-dia."
Franziska Hubener
Gêmeas
"É muito importante para nós duas e também como marca participar de
campanhas que ajudem o meio ambiente.
Para nós que amamos tanto a natureza é muito gratificante poder ajudar de alguma forma a preservação dela.
A criação da bolsa partiu em primeiro lugar do uso da malha feita com
fibra de bambu (tecido ecologicamente correto) da Santa Constancia. Depois
pensamos em algo que fosse prático para levar as compras, e ao mesmo tempo fosse esteticamente bonito."
Giselle Nasser
"Pensei em uma bolsa prática e feminina para o dia-a-dia e o verde em tom forte lembra a força da natureza e a nossa necessidade em preservá-la."
Material
Nylon 70
"Dentro da proposta ecológica de não utilização do plástico e do não desperdício de matéria-prima, mesmo que seja 100% de origem natural, Giuliana Romano propõe em sua criação a utilização de fibra de algodão em forma têxtil e papel vegetal constituído de 100% celulose pura.
Estes materiais são 100% recicláveis o que poderia muitas vezes prejudicar a noção de design e tecnologia. A utilização do papel vegetal incolor e suas opções coloridas trouxeram um ar de contemporaneidade ao projeto, provando que ser ecológico também significa design de qualidade.
A modelagem da "Ecobag" por Giuliana Romano, preocupando-se com o não desperdício de um material tão precioso, foi direcionado pelas proporções de tamanho oferecidas pelos fabricantes no mercado tornando o desperdício praticamente nulo."
Gloria Coelho
"A Terra pede nossa ajuda. Indo às compras com sua própria bolsa acaba inspirando outros cidadãos.
A bolsa foi produzida em couro resistente, colorida, que permite ser usada para levar às compras ou usá-la no seu dia-a-dia."
Glorinha Paranaguá
"Aderi ao projeto porque acho importante toda iniciativa para salvar o planeta.
Pensei numa sacola divertida para ir a feira, bem leve e prática com ares vintage."
Graça Ottoni
Green
"É fundamental o envolvimento de todos em ações como esta. Acho possível melhorar as condições atuais, com mudanças de antigos hábitos. Minha versão é de palha, feita artesanalmente em penedo/al que recebeu aplicação de borracha."
Gustavo Silvestre
Huis Clos
"Tenho participado de vários projetos sociais. Este em particular, que utiliza a moda como ferramenta para divulgar a importância da preservação da natureza, me fascina. Criei uma shopping bag que une praticidade, design e versatilidade."
Iódice
Valdemar Iodice
Isabela Capeto
"A estampa da sacola da Issa não foi desenvolvida de forma aleatória. Daniella Helayel, criadora da marca, se baseou em mapas antigos da Bahia de Guanabara, datados de 1580, para desenvolver o padrão dos desenhos. As correntes das ondas e as ilhas da região norteiam o 'rio' Issa que corta a estampa. As árvores que estão presentes foram baseados também em mapas antigos da Islândia. Gelo e sol se unem nas imagens criadas pela estilista."
100% algodão
Lenny e Cia
"Aderi à campanha por compartilhar da filosofia do crescimento sustentável e identificar nela um fator decisivo ao bem-estar das futuras gerações.
Por unir a Ráfia (uma matéria-prima natural enriquecida pela manufatura tradicional ao couro com verniz), que mostra a pele natural com acabamento tecnológico."
"Criamos uma bolsa que une sofisticação, praticidade e consciência ambiental. Uma maneira de incorporar os princípios de sustentabilidade no cotidiano de nossas consumidoras, além de oferecer a oportunidade de cada um contribuir com a preservação do meio ambiente."
O exterior é em canvas 100% algodão com acabamento em teflon, para torná-la impermeável, e o forro é feito em tafetá com estampa exclusiva Lita Mortari.
"A natureza foi à inspiração. As flores e o verão remetem à sensação de bem-estar, de contato com o meio ambiente."
Lorenzo Merlino
"Aderi pelo desafio de criar um item massificado com um mínimo de design.
Considero o modeo da sacola plástica em si extremamente bem resolvido."
" 'Explicidade' - é a palavra que melhor descreve o conceito criativo da Shopping Bag Luigi Bertolli, com base na tradicional sacola de feira, adicionamos um leve toque de requinte, invertendo seu sentido de horizontal para vertical, porém apostando na simplicidade da forma. A estampa verde-grama reafirma a necessidade da consciência ecológica."
Luigi Bertolli
"Uma bolsa compacta, de pouco peso, que você transporta dentro de sua própria bolsa e utiliza para compras. Com isso, tentaremos eliminar as sacolas plásticas que causam tantos danos ao meio ambiente conforme informações abaixo:
Nossa bolsa foi confeccionada no tecido tricoline 100% algodão. O fato de ser em fibra natural não agride o meio ambiente."
"A água e a exuberância da natureza inspiram essa bolsa prática e bonita."
PVC sarja preta
Maria Bonita
"Tem coisa mais feia que sacolinhas de plástico? Milhares de sacolinhas, aquele barulhinho irritante!!!
Dê exemplo, seja chic, não use plástico. Se usar, recicle.
Faça sua parte! Um pouquinho todo dia vira um POUCÃO no final do ano."
Marisa Ribeiro
"Decidimos criar uma sacola inspirada na cidade de São Paulo. Versátil como a metrópole, ela é feita em lona 100% algodão e tem estampa exclusiva."
Néon
Estilistas Rita Comparato e Dudu Bertholini
"Entendemos que o projeto visa disseminar alternativas sociais e ambientais responsáveis. Nesse momento de transformação que as empresas estão cada vez mais preocupadas com a responsabilidade social e no desenvolvimento de materias ecologicamente sustentáveis, causando menor impacto possível ao meio ambiente e a One Up apóia a iniciativa de projetos para incentivo da consciência ambiental.
Bolsa jeans - o conceito da sacola desenvolvida para o projeto é usar o estoque de jeans da fabrica da one up, e também reciclar alças de couro de acessórios de estações passadas. A proporção de maxi bolsa ajuda a carregar as compras de supermercado e objetos no dia-a-dia. É o charme jovem do jeans aliado à consciência ambiental e de consumo do mundo moderno.
Bolsa palha - essa bolsa foi desenvolvida por uma tribo indígena e utiliza palha natural ".
P'tit
"A reciclagem sempre esteve presente no conceito do P'tit, a gente não desperdiça.
Nada melhor que uma sacola luxo pra não acumular lixo!
E segundo Walter Rodrigues, 'Se toda a roupa do mundo fosse jogada no oceano ele secava' ".
"A idéia foi uma No Plastic Bag com uma causa a mais. Transporte fluvial. Queremos passear de barco com a nossa bolsa urbano-náutica com plaquinha de madeira reflorestada no Brasil. Para economia de combustível fóssil, para diminuir a emissão de poluentes, para escoar os produtos brasileiros até os portos e para nos poupar um pouco da poluição sonora".
Raia de Goeye
Estilistas Paula Raia e Fernanda de Goeye
"Não é de hoje que a Redley mobiliza a sociedade carioca para um trabalho de conscientização ambiental e de voluntariado para ações como mutirão para limpeza das praias. Participar do projeto 'Eu não sou de plástico' é uma maneira de levar nossa filosofia de vida a outros lugares e de nos unir a outros interessados. A Shopping Bag da Redley é tão prática que pode ser colocada dentro da bolsa. Parabéns pela iniciativa!"
Redley
"A iniciativa é ótima. Acredito que os estilistas têm que se preocupar com temas como este.
Somos referência, vendemos idéias, conceitos, e com isso podemos ajudar na conscientização das pessoas nas questões ambientais".
Cadarços 100% algodão e o tecido é de algodão com seda.
ONGs e Empresas
Diante dos problemas que hoje nos são colocados pela questão da sustentabilidade, não cabe outra ação que não a mudança. É preciso mudar os objetivos, é preciso mudar a postura, a forma de pensar e principalmente os hábitos.
A solução dos problemas ecológicos e sociais que nos afligem hoje não pode mais ser postergada para amanhã. A transformação deve ocorrer agora! Não haverá uma saída pontual imposta pelo governo ou aplicada por uma grande empresa, a solução depende de uma articulação imediata de toda a sociedade. Somos todos parte do problema e parte da solução.
No momento em que os consumidores estiverem cientes da força de seus hábitos, estaremos dando um primeiro passo conjunto na resolução do problema. Pequenas mudanças em um grande número de pessoas são mais eficientes e conduzem a uma reação de transformações em toda a cadeia de produção e consumo.
Não podemos pensar mais nos produtos apenas como objetos de desejo ou elementos de nossa própria comunicação, sua função deve ser eficiente, seu material deve ser adequado e sua produção deve mudar de forma positiva as pessoas envolvidas.
E justamente baseados nesses critérios, a cenografia e o material de promoção da campanha "Eu NÃO sou de plástico" foram desenvolvidos, utilizando material de baixo impacto ambiental, incluindo pessoas e buscando MUDANÇA nos hábitos de todos nós consumidores.
Aldeia do Futuro
www.aldeiadofuturo.com.br
Casa do Zezinho
www.casadozezinho.org.br
www.gooc.com.br
Lona ecológica alpargatas (60% algodão / 40% juta). Esta lona tem impacto mínimo sobre o meio ambiente e se decompõe em 2 anos. Ela é totalmente orgânica.
O Bordado Manual foi executado pelas bordadeiras da Associação Comunitária Despertar, o programa "MÃOS DO FUTURO COSTURANDO A CIDADANIA" , que contribui de forma significativa para a reintegração social de mulheres da comunidade através da capacitação em trabalhos manuais e costura oferecendo-lhes a oportunidade de receber novas ferramentas colaborando assim para a inserção no mercado de trabalho.
Desenvolvimento e Produção
Absolutamente Necessaire
Desenvolvido por Luana Andrade
ABECAL
ADERE
Alice Ferraz
Ambiente Global
Andrea Saletto
APAS - Associação Paulista de Supermercados
Arrastão
Bourbon Street Music Club
Cantão
Casa de Viviane dos Santos
Cavalera
Cia Marítima
Claudeteedeca
Coletivo
Corporeum
Coven
Cris Barros
Datelle
Design Possível
Ecovogt
Emannuelle Junqueira
Espaço Fashion
Exitu's Brindes
Fabia Bercsek
Forum
Fundação Bienal de São Paulo
Gatto de Rua
Giuliana Romano
Goóc
Irmãos Campana
Issa
Ivã Ribeiro
Jogê
Juliana Jabour
Le Lis Blanc
Le Postiche
Levi's
Lilla-Ka
Lita Mortari
Lojas Marisa
Lonas Locomotiva
Luiza Bonadiman
MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo
Mara Mac
Maria Garcia
Mario Queiroz
Mercearia
MOB
Monte Azul
Neon
One Up
Osklen
Paola da Vinci
Paula Ferber
Planeta Equilíbrio
Planeta Sustentável
Prefeitura Municipal de Lajeado (RS)
Prints I Like
Puma
Reinaldo Lourenço
Reserva
Ricardo Ameida
Rockstter
Ronaldo Fraga
Rosa Chá
Salinas
Santista para GNT Fashion
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Senac São Paulo
Sergio Morisson
Serpui Marie
Shoestock
Sta Violeta
Studio Pilar
Tao Galeria
Têca
Tereza Santos
Thaís Gusmão
Theodora
Thiago Marcon
TuA
Uma
Universidade Presbiteriana Mackenzie
V.Rom
Verve
Walério Araújo
Walter Rodrigues
Y/man
Zigfreda
Zion
Zoomp
Eu Apoio
Desperte sua consciência ambiental e reduza o uso de sacola de plástico. Prefira sacolas de material retornável.
Envie suas sugestões, críticas e depoimentos através do e-mail:
svmaeunaosoudeplastico@prefeitura.sp.gov.br