SMT divulga operação especial no trânsito e no transporte por conta dos desfiles de blocos deste fim de semana

 A SPTrans terá mais de 760 técnicos para orientar passageiros de coletivos e organizar desvios. Agentes da CET estarão em todas regiões da cidade para auxiliar no tráfego. Objetivo é permitir a fluidez e a segurança do trânsito e do transporte público.


A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) preparou uma operação especial para organizar o trânsito e o transporte público durante os desfiles de blocos nestes sábado (17) e domingo (18). Nesses dois dias de “pós-Carnaval”, estão previstas a passagem de 97blocos nas principais vias da cidade. Os foliões que forem aproveitar o fim de semana nas festas distribuídas pelas ruas da cidade devem dar prioridade ao transporte público, já que diversas vias estarão bloqueadas para o tráfego de veículos.

Funcionários da São Paulo Transporte (SPTrans), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Departamento de Transportes Públicos (DTP) e Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) estarão nas ruas para orientar o trânsito, com especial atenção à segurança de pedestres e ciclistas. Eles atuarão na orientação sobre interdições de vias, pontos de ônibus desativados, desvios de itinerários e rotas de tráfego. A SPTrans conta com 760 técnicos e a CET com 975 agentes ao longo deste final de semana. A maior concentração de técnicos, agentes e fiscais será nas regiões em que estão programadas as passagens de blocos com expectativa de reunir o maior número de foliões, como é o caso do “Largadinho”, sob comando de Claudia Leitte, no sábado, e do “Pipoca da Rainha”, liderado pela cantora Daniela Mercury, no domingo.

Os pontos de ônibus que forem desativados em razão de grande concentração de foliões nas vias estarão identificados com adesivos. Neles haverá lista dos locais em que funcionários da SPTrans estarão posicionados para orientar passageiros sobre pontos de embarque mais próximos. Os funcionários estarão identificados com coletes e portando cartazes em que será possível ler a frase “Posso Ajudar?” A SPTrans planejou desvios de trajeto para 285 linhas. A medida foi adotada para garantir o deslocamento dos foliões e dos demais usuários do sistema de transporte coletivo por ônibus em segurança.

A engenharia de campo da CET vai monitorar o tráfego em todos os locais dos desfiles dos blocos, interditando vias e implantando desvios quando necessário.

Também é importante estar atento ao relógio. Entre estes sábado e domingo termina o horário de verão. Os ônibus do sistema de transporte coletivo irão operar até a meia-noite do novo horário. Já os veículos do serviço Noturno, que normalmente começam a operar a partir de 0h, neste sábado começarão a circular quando os relógios forem atrasados em uma hora e marcarem 23h, já no novo horário.

Aeroporto – Em razão dos bloqueios na Av. 23 de Maio, no sábado, a CET preparou desvios e rotas alternativas para os motoristas, em especial para os que precisem chegar até o Aeroporto de Congonhas, na Av. Washington Luiz, na Zona Sul, ou estiverem desembarcando de voos domésticos para aproveitar o carnaval em São Paulo.

Além disso, a SPTrans planejou um esquema alternativo para quem faz seus deslocamentos de ônibus na região. As 13 linhas que trafegam pela Av. 23 de Maio terão itinerários desviados para ruas vizinhas nos três dias de apresentações de blocos de carnaval na avenida, e um plano de contingência também poderá ser adotado caso haja necessidade de ampliar a área interditada.

Apesar da operação e infraestrutura preparadas para os eventos, SMT, CET e SPTrans recomendam que as pessoas que têm voos neste sábado partindo do Aeroporto de Congonhas saiam cedo de casa para evitar a possibilidade de transtornos ou morosidade no trânsito. Informações no link: http://sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?9730

Confira abaixo os desvios e rotas alternativas no trânsito na região da Av. 23 de Maio:

Confira abaixo as principais alterações na operação dos ônibus e nas vias de tráfego neste final de semana:

Av. 23 de maio

A SMT orienta os foliões que irão participar dos blocos da região da Av. 23 de Maio a utilizarem o transporte público para chegarem até o local, já que a avenida estará fechada ao tráfego de veículos.

A CET irá monitorar o trânsito, a partir das 06h00 de sábado (17/02), para realização de desfile dos blocos “Largadinho”, “Baiana System” e “Sebah Vieira”. A via será liberada ao tráfego na madrugada de domingo (18/02).

(http://www.cetsp.com.br/noticias/2018/02/15/operacao-carnaval-2018-cet-monitora-transito-no-centro-para-o-desfile-dos-blocos-%E2%80%9Clargadinho%E2%80%9D,-%E2%80%9Cbaiana-system%E2%80%9D-e-%E2%80%9Csebah-vieira%E2%80%9D.aspx)

As linhas que circulam pelo trecho de interdição para os desfiles dos blocos de carnaval e imediações da Av. 23 de maio terão seus trajetos alterados. Serão 13 linhas modificadas na região (http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?9723).


Região Central

No Centro, onde haverá a passagem vários blocos, 69 linhas serão alteradas. Confira quais linhas terão os itinerários modificados:http://sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?9694

Já a Rua da Consolação recebe o bloco Pipoca da Rainha, da cantora Daniela Mercury, no domingo, encerrando o Carnaval Paulistano. Para permitir a passagem dos foliões, serão 58 linhas alteradas: http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?9703. Os carros serão desviados e agentes da CET estarão monitorando o trânsito no local. Mais informações no link http://www.cetsp.com.br/noticias/2018/02/16/operacao-carnaval-2018-cet-monitora-transito-no-centro-(rua-da-consolacao)-para-desfile-dos-blocos-pipoca-da-rainha-e-shekere.aspx


Av. Faria Lima


A Faria Lima volta a receber blocos no fim de semana pós-carnaval. No sábado, desfilarão “Kaya na Gandaia” e “Se Joga”, entre outros. A operação de trânsito pode ser consultada em http://www.cetsp.com.br/noticias/2018/02/16/operacao-carnaval-2018-cet-monitora-transito-na-zona-oeste-(pinheiros)-para-desfile-de-blocos-de-rua.aspx .Os ônibus de 48 linhas farão trajetos alternativos: http://sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?9702.

No domingo, blocos como “Deságua” e “Presidente” ocuparão a avenida, motivando o desvio de 41 linhas pela SPTrans:http://sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?9704. A CET irá monitorar o trânsito na região dos blocos. Confira a operação no linkhttp://www.cetsp.com.br/noticias/2018/02/16/operacao-carnaval-2018-cet-monitora-transito-na-zona-oeste-para-desfile-do-bloco-%E2%80%9Cdesagua%E2%80%9D.aspx

Zona Oeste
A Vila Madalena é outro polo importante da cidade que receberá os festejos no fim de semana. Serão duas linhas de ônibus alteradas para a passagem de blocos como “Quem Dera Ser Um Peixe” e “Os Capoeira”: http://sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?9691. O trânsito da região será interditado: http://www.cetsp.com.br/noticias/2018/02/16/operacao-carnaval-2018-cet-monitora-transito-na-zona-oeste-para-desfile-do-bloco-%E2%80%9Cquem-dera-ser-um-peixe%E2%80%9D.aspx


Zona Leste

A Zona Leste também receberá blocos de Carnaval durante o fim de semana, como o Batucafro, para o qual cinco linhas de ônibus serão alteradas: http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?9680. A operação de trânsito está disponível em http://www.cetsp.com.br/noticias/2018/02/15/operacao-carnaval-2018-cet-monitora-transito-na-zona-leste-para-o-desfile-do-bloco-%E2%80%9Cbatucafro.aspx


Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes