Mais de 860 mil passageiros idosos não precisarão mais renovar o Bilhete Único todos os anos

Validade do cartão será prorrogada automaticamente pela SPTrans

A menos de um mês do Dia do Idoso, os passageiros do transporte público com mais de 60 anos, mais de 860 mil usuários, têm um bom motivo para comemorar: não será mais necessário revalidar anualmente o Bilhete Único. A medida, que será publicada em portaria do secretário municipal de Transportes, permite à São Paulo Transporte (SPTrans) desburocratizar o processo para concessão do benefício.

Com a novidade, os passageiros irão se cadastrar uma vez, no momento de solicitar o cartão. Atualmente, sempre no mês de aniversário, os idosos têm de ir aos postos autorizados para fazer a renovação no mês de seus respectivos aniversários.

A partir de agora, a SPTrans utilizará os dados do Sistema Nacional de Óbitos cruzando-os com a relação de pessoas que têm o Cartão Idoso. No caso de falecimento, o bilhete será cancelado. A iniciativa irá diminuir em 3.500 pessoas a demanda diária nos postos. De todos esses atendimentos aos idosos, 48% são para revalidação do cartão, 17% para solicitar 2ª via e 35% para solicitar a 1ª via.

Para Adauto Farias, diretor de Gestão Econômico-Financeira da SPTrans, a medida trará um ganho significativo na diminuição das filas. “Os passageiros não precisarão mais sair de casa uma vez por ano para fazer a renovação dos seus bilhetes nem se preocupar em ir à SPTrans. Com isso, as filas nos postos diminuirão, aumentando a qualidade no atendimento”, destacou o diretor.

Facilidade também na solicitação do benefício e da segunda via

Além de não precisar comparecer ao posto para renovar o cartão, os passageiros podem fazer sua primeira solicitação antes de completar 60 anos.

Desde junho, os usuários pedem o bilhete pelo Correio a partir de três meses antes da data de aniversário, recebendo o cartão próximo ao aniversário. Assim, podem usufruir do benefício assim que completam os 60 anos.

E foi facilitada também a solicitação da segunda via. A partir de agora, quando o cartão do idoso for perdido, furtado, ou roubado ou danificando, o passageiro poderá solicitar um novo sem precisar ir ao posto. Basta ligar para a Central 156, informar o problema, confirmar seu endereço, e o bilhete será entregue em sua residência pelos Correios.

Farias ressaltou que a medida também traz avanço no combate às fraudes. “Atualmente, os cartões de idosos são verificados uma vez por ano, quando é feita a renovação. A partir de agora, a verificação será mensal, ou seja, doze vezes por ano”, afirmou.

Documentação

Os documentos e informações necessários para solicitar o Billhete Único Especial são: identificação oficial com foto (RG, CNH ou documento de classe), CPF (caso o número não conste no documento de identificação), comprovante recente de residência (conta de telefone, luz, gás ou água, com no máximo seis meses), uma foto 3x4 recente (padrão documento), número de telefone (para sanar dúvidas) e, caso tenha, e-mail.

Aqueles que solicitarem o cartão pelo Correio deverão enviar cópias autenticadas dos documentos de identificação. O interessado deverá colocar as cópias autenticadas de RG e CPF em um envelope, mais a cópia simples do comprovante de residência, o número do telefone e e-mail (se tiver) para contato e enviar para a Caixa Postal 77.075 - CEP 01014-970 

Entenda a mudança

Assessoria de Imprensa - SPTrans
 

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