Conselho Municipal de Trânsito e Transporte discute Plano de Mobilidade Urbana

Na terceira reunião, conselheiros preparam diretrizes para iniciar os trabalhos de elaboração do novo modelo.

Conselheiros de Trânsito e Transporte da Cidade de São Paulo se reuniram para iniciar a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da Capital. Neste momento, foi definido o roteiro do trabalho. Entre os vários aspectos abordados, se destacam a acessibilidade universal, o desenvolvimento sustentável e a gestão democrática. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira, 31 de outubro, na sede da Prefeitura.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, apresentou os princípios e objetivos do plano, que deverá estar concluído em 2015. Um dos pontos principais da proposta é a participação social na confecção do documento. A proposta passará por consulta pública, através da internet, além de associações, entidades de classe, universidades, fóruns de discussões, audiências públicas e work shop.

Durante este ano, o Conselho irá se organizar para montar a estrutura de trabalho. Em janeiro de 2014, será elaborado o texto preliminar. “A partir de agora, é arregaçar as mangas, iniciar os trabalhos para, no começo de 2015, termos o Plano de Mobilidade para a cidade de São Paulo”, afirmou Tatto.

O roteiro para a montagem do plano foi elaborado pela diretorias de Planejamento da SPTrans e da CET e teve como base a Lei Federal 12.587/12, que trata da Mobilidade Urbana. O tema é bastante abrangente e tem mobilizado vários setores da Administração Municipal. A reunião de hoje teve a participação do Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco.

Conheça o roteiro de elaboração do Plano


Fotos:
Elisa Rodrigues

Assessoria de Imprensa da SMT

* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SMT