Infrações ligadas ao comportamento de risco no trânsito lideram balanços de multas da CET

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulga o balanço das multas de trânsito aplicadas no período de janeiro a dezembro de 2007 na cidade de São Paulo. O levantamento aponta aumento de 4,5% no total de infrações em comparação a 2006. Em 2007 foram contabilizadas 4,174 milhões de multas ante 3,995 milhões em 2006.

O comparativo revela que o aumento no total de multas foi motivado por infrações como: excesso de velocidade, uso de celular ao volante, ultrapassagem de semáforo vermelho e dirigir sem cinto de segurança. As multas aplicadas para esses enquadramentos tiveram, em média, aumento de 13,5% e refletem posturas inadequadas no trânsito, que colocam em risco, além da segurança física do próprio condutor, a vida de outros motoristas e pedestres.

A atividade operacional da CET abrange a orientação aos usuários, a operação do trânsito e a fiscalização dos comportamentos inadequados. Nesse contexto, para o presidente da CET, “a exigência do cumprimento às leis de trânsito é extremamente importante para assegurar condições adequadas de segurança e fluidez no trânsito da cidade.”

Principais enquadramentos

1-   Desrespeito ao Rodízio Municipal de Veículos – 1,379 milhão de multas (33%)

Mesmo sendo a infração campeã de autuações no município, o desrespeito à Operação Horário de Pico caiu 12% em 2007 em comparação a 2006. (veja tabela ao final)

Essa tendência pode ser associada à intensificação na fiscalização, a partir de julho de 2005, com a utilização de equipamentos dotados de tecnologia LAP (Leitor Automático de Placas) que contribuiu para que o índice médio de obediência ao rodízio passasse de 85% para 89%, no pico da manhã, e de 78% para 82% no pico da tarde em 2007.

Apesar do aumento da frota registrada no município de São Paulo, segundo dados do Detran, nos dez anos de implantação do rodízio, de um total de 4,7 milhões de veículos em 1997 para cerca de 5,9 milhões em 2007, a aplicação sistemática da Operação Horário de Pico tem ajudado a manter estáveis os níveis de lentidão na cidade.

O desrespeito ao Rodízio Municipal de Veículos constitui infração média, e os motoristas ficam sujeitos à multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação.

2-   Excesso de velocidade – 1,091 milhão de multas (26%)

A infração aparece em segundo lugar no ranking das mais autuadas no comparativo da CET, apresentando aumento de 8% no total de multas aplicadas em comparação a 2006.

Para combater esse comportamento e aumentar a segurança no trânsito, a fiscalização eletrônica é uma das medidas mais eficazes. A cidade de São Paulo conta com 166 equipamentos eletrônicos, do tipo radar, para fiscalizar e punir motoristas que trafegam em velocidade superior ao limite máximo estabelecido para a via.

A infração por excesso de velocidade varia de média a gravíssima, conforme o excedente do limite permitido:

Até 20% acima da velocidade permitida para o local: infração média, multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de motorista.
De 20% a 50% acima da velocidade permitida para o local: infração grave, multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.
Acima de 50%: infração gravíssima, multa de R$ 574,62 e sete pontos na carteira de motorista.

3-   Estacionamento – 739,9 mil multas (18%)

Entre as infrações que mais prejudicam a fluidez do trânsito na cidade, destaca-se aumento de 21% no total de multas por estacionamento proibido na cidade de São Paulo.

Além de comprometer a segurança no trânsito, o estacionamento de veículos em desacordo com a sinalização de trânsito, interfere na capacidade da via. A ocupação de uma faixa de rolamento por um veículo parado em uma avenida com elevado índice de saturação, durante 10 minutos, gera aproximadamente 1,5 km de lentidão (cerca de 10 cruzamentos) e prejudica o trânsito em vias transversais.

No intuito de promover a democratização do espaço de estacionamento, a CET criou vagas de Estacionamento Rotativo - Zona Azul. Hoje, existem 34 mil vagas localizadas principalmente na área que compreende o centro expandido da cidade.

Quem estaciona em desacordo com a sinalização está sujeito à multa leve, média ou grave. Se a infração for leve, a multa será de R$ 53,20 e três pontos na carteira de habilitação.

4-   Dirigir falando ao telefone celular – 253 mil multas (6%)

A infração ocupa a quarta posição entre as mais autuadas, registrando aumento de 13% no total de multas aplicadas, em comparação a 2006.

Estudo realizado pelo Laboratório de Investigação do Transporte da Inglaterra revela que os tempos de reação dos motoristas são 50% mais lentos quando dirigem falando ao telefone celular, sem viva voz, do que em condições normais. Os testes revelam ainda que os motoristas perdem a capacidade de manter uma velocidade constante e é mais difícil conservar a distância de segurança com o automóvel à frente.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera a infração de natureza média e estabelece multa de R$ 85,13 e quatro pontos no prontuário do motorista.

5-   Ultrapassagem de semáforo vermelho – 191 mil multas (5%)

A quantidade de multas aplicadas aumentou 21% no período do comparativo — 33.541 registros a mais.

Para coibir o abuso, a CET vem ampliando o número de equipamentos que registram fotograficamente os veículos que ultrapassam a faixa de retenção ou de pedestres quando o semáforo está vermelho. Atualmente, estão em funcionamento na cidade 108 Refis (Registrador Fotográfico de Infrações ao Semáforo), popularmente conhecidos como "caetanos". A instalação dos equipamentos segue critérios estabelecidos pela área técnica da CET sobre os locais de maior necessidade de fiscalização e as vias com maior risco de acidentes.

Além dos equipamentos eletrônicos, agentes de trânsito ficam posicionados nos principais corredores da cidade para inibir a infração e proporcionar maior segurança na transposição de veículos e na travessia de pedestres.

Os condutores que ignoram o semáforo vermelho cometem infração gravíssima, multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira de habilitação.

6-   Dirigir sem cinto de segurança – 120 mil multas (3%)

Apesar da variação na quantidade de multas aplicadas, aumento de 9% em comparação com o mesmo período de 2006 – 9743 registros a mais, pesquisa da CET realizada em 2007 revela que são altos os índices de utilização do cinto de segurança por motoristas e passageiros adultos no banco dianteiro na capital, índice de 94% e 90% respectivamente. No entanto, o estudo aponta que quando se trata dos passageiros adultos no banco traseiro o índice de utilização é de apenas 11,5%.

Nos acidentes de trânsito, os passageiros sem cinto no banco traseiro correm mais riscos de sofrer fraturas graves na face, conforme alerta a pesquisa realizada pelo Hospital das Clínicas de São Paulo. De acordo com o estudo, das vítimas de acidentes de trânsito que chegaram à emergência do Hospital das Clínicas de São Paulo, as que tiveram mais ossos do rosto quebrados foram os passageiros no banco traseiro. Os motoristas acidentados chegaram, em média, com 5,54 fraturas na face. Os passageiros sem cinto no momento do acidente chegaram com 7,23 pontos de fratura.

Os condutores que não utilizam o cinto e permitem que os passageiros viagem sem o equipamento de segurança cometem infração grave e são punidos com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.

Enquadramento 2006 2007
Horário de Pico 1.564.343 1.379.191
Excesso de Velocidade

1.014.441

1.091.586
Estacionamento 609.872 739.878
Telefone Celular  223.729 253.220
Semáforo Vermelho 157.461 191.002
Cinto de Segurança 110.315 120.058
Outros Enquadramentos 315.527 399.497
TOTAL   3.995.688

4.174.432