Prefeitura de São Paulo inaugura o novo Corredor

O novo corredor, ligando a região do Ibirapuera ao extremo sul da capital, tem 2,2 km e vai aumentar a fluidez do trânsito na região

A Secretaria Municipal de Transportes inaugura neste domingo, 24 de fevereiro, o novo corredor Capelinha/Ibirapuera/Santa Cruz, na região sul da cidade de São Paulo. A obra soluciona um problema de tráfego que provocava congestionamentos  tanto de carros quanto de ônibus na avenida Vereador José Diniz, logo após o viaduto sobre a avenida Professor Vicente Rao.

O novo trecho do corredor na Vereador José Diniz  atenderá não só a população local do subcentro de Santo Amaro, mas também aos passageiros de regiões do extremo sul da cidade, como Parelheiros, Interlagos, Cidade Dutra e Jardim Ângela. A abertura das pistas facilita o acesso a pólos de interesse como Aeroporto de Congonhas e Lar Escola São Francisco, além de centros comerciais como Socorro, Ibirapuera, Moema, Vila Clementino, com uma demanda de 345 mil passageiros/dia. Permitirá, ainda, a integração com a Linha 1-Azul do Metrô na estação Santa Cruz.


Cidade ganha primeira linha totalmente acessível
Veículos e paradas são acessíveis para facilitar o embarque e desembarque de passageiros

O novo corredor, além de melhorar a fluidez do trânsito na região, vai disponibilizar aos usuários uma linha com ônibus totalmente acessíveis. Os usuários da linha 675L Terminal Santo Amaro - Metrô Santa Cruz contam com 13 ônibus que possuem piso baixo e permitem o ingresso de pessoas com cadeiras de rodas, cães guia e também facilitam o embarque de passageiros com mobilidade reduzida.

Esta é uma linha de importante ligação entre a zona sul e os vários hospitais e centros de reabilitação instalados nos bairros de Vila Mariana e Vila Clementino. Seus veículos transportam uma média de 12 mil passageiros por dia útil. Essa linha foi criada em 26 de outubro de 1996.
Os testes com veículos acessíveis foram iniciados em junho de 2006. Os estudos foram coordenados pelas secretarias municipais de Transportes e Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, além de técnicos da SPTrans.

As obras do chamado Bairro Universitário permitem aos passageiros mais facilidade no embarque e desembarque, pois as paradas da região de Vila Clementino e Vila Mariana seguem o modelo adotado nos corredores da cidade, com piso elevado em relação a calçada e rampas, entre outros elementos para facilitar a locomoção.

Alterações nas linhas

Com a entrega da obra 29 linhas de ônibus, que não circularam durante esse período na via, voltam a utilizá-la a partir da avenida Adolfo Pinheiro. Essas linhas foram desviadas pelas avenidas Santo Amaro e Professor Vicente Rao, no sentido centro, durante as obras. No sentido bairro, antes das obras, as linhas saíam da Avenida Vereador José Diniz nas ruas São Sebastião e Américo Brasiliense.

O trecho aberto tem quatro paradas no canteiro central por sentido, todas  acessíveis com piso de 28 centímetros de altura  para facilitar a entrada nos coletivos. A faixa dos ônibus é construída em concreto, para suportar melhor o peso dos veículos. O trabalho no corredor não se limitou à pavimentação e construção das paradas. Além desses benefícios para a circulação do transporte coletivo, a SPTrans executou outras melhorias, como a construção de galerias pluviais. Elas não existiam no trecho da Vereador José Diniz,  entre a avenida Professor Vicente Rao e a rua Américo Brasiliense.

Também foram feitos serviços de paisagismo ao longo do corredor, revitalização da iluminação e construção de calçadas, guias e sarjetas.

Alterações no trânsito
Para viabilizar as  obras  a rua Tenente Gomes Ribeiro teve a mão de direção invertida desde 13 de janeiro, passando a ter o fluxo de veículos da rua Borges Lagoa para a rua Loefgreen. A CET também implantou um semáforo no cruzamento das ruas Loefgreen e Tenente Gomes Ribeiro e mão única de direção na rua Pedro de Toledo no sentido da rua Domingos de Moraes, entre as ruas Tenente Gomes Ribeiro e Machado Bittencourt.
Por esse motivo as linhas 476A Ipiranga - Terminal Santo Amaro, 5103 Terminal Sacomã - Moema e 695T Terminal Capelinha - Metrô Vila Mariana deixaram de circular pela rua Pedro de Toledo e passaram a trafegar pela rua Borges Lagoa. Já a linha 5103/21 Terminal Sacomã - Metrô Santa Cruz deixou de atender a rua Machado Bittencourt e passou a operar em sistema circular.