Rodízio municipal passa a valer para caminhões




Desde o dia 28 (segunda-feira), a Prefeitura de São Paulo dá seqüência às importantes medidas para melhoria da fluidez do trânsito, que foram iniciadas com a criação da Zona de Restrição à Circulação de Caminhões das 5h às 21h e com a limitação da circulação dos Veículos Urbanos de Carga (VUCs) de acordo com o final da placa par ou ímpar.

Começa a valer, também para os caminhões, o rodízio municipal de placas.  Assim como os carros de passeio, os caminhões serão proibidos de circular nos horários de pico, nos dias úteis, variando a restrição conforme o número final de suas placas.

A tabela abaixo mostra que placas estão impedidas de circular em quais dias da semana, das 07h às 10h e das 17h às 20h.

 

Dias da semana

Segundas

Terças

Quartas

Quintas

Sextas

Placas finais

1 e 2

3 e 4

5 e 6

7 e 8

9 e 0

Com a medida, serão retirados 20% dos caminhões de vias críticas, como as Marginais Pinheiros e Tietê, e avenida dos Bandeirantes, nos horários de pico. Essa alteração deve gerar uma significativa melhora no tráfego da cidade.

Além das Marginais Pinheiros e Tietê, e da Av. dos Bandeirantes, outras vias de intenso tráfego também estarão sob as regras do rodízio de caminhões. São elas:

  • Avenida Afonso D'Escragnole Taunay (toda a extensão);
  • Complexo Viário Maria Maluf (toda a extensão);
  • Avenida Presidente Tancredo Neves (toda a extensão);
  • Rua das Juntas Provisórias (toda a extensão);
  • Viaduto Grande São Paulo (toda a extensão);
  • Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo, entre o Viaduto Grande São Paulo e a
  • Avenida Salim Farah Maluf;
  • Avenida Salim Farah Maluf (toda a extensão);
  • Marginal do Rio Tietê, entre a Avenida Salim Farah Maluf e Marginal do Rio Pinheiros;
  • Marginal do Rio Pinheiros, da Marginal do Rio Tietê até a Avenida dos Bandeirantes;
  • Avenida dos Bandeirantes (toda a extensão).


Os caminhões que infringirem o rodízio serão multados em R$ 85,13 e o motoristas perderá 4 pontos na carteira de habilitação. Para fiscalizar o cumprimento da nova medida, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai aumentar em 33% o número de profissionais em ação ao longo das vias sujeitas ao rodízio. Serão instalados mais 15 pontos de fiscalização, totalizando 45 locais onde os agentes estarão registrando qualquer irregularidade. Além dos pontos fixos 14 Rotas Operacionais estarão fazendo fiscalização com o uso de viaturas.

Para que os caminhoneiros fiquem bem informados sobre as novas regras, foram instaladas 70 faixas em pontos estratégicos de chegada à cidade e estão sendo divulgadas constantemente informações nos Painéis de Mensagens Variáveis existentes na Capital e nas rodovias que dão acesso ao Mini-Anel Viário.

Melhora no trânsito

O conjunto de medidas que restringiram a circulação de caminhões, desde o início de julho, reduziu significativamente os índices de congestionamento em São Paulo. Até agora, nas quatro semanas em que a restrição vigorou, os números ficaram abaixo da média para esta época do ano.

As medidas contaram com o apoio decisivo dos caminhoneiros e das empresas de transporte de carga, que são os grandes beneficiados pela melhora na fluidez do trânsito, que possibilita serviços mais rápidos e economia de combustíveis.

A quantidade de multas aplicadas demonstra esse apoio. Na primeira semana de fiscalização, dos mais de 85 mil caminhoneiros afetados, foram multados, em média, somente 1090 caminhões por dia. Na terceira semana, a média diária caiu para 850 autuações, e os números continuam em declínio. 

 

Período

30/06 a 05/07

07/07 a 12/07

14/07 a 19/07

21/07 a 22/07

Nº de multas

5.874

4.732*

 4.569

1.500

(*) Semana teve feriado de 09/07
 
Coordenadoria de Comunicação SMT