CET realiza inspeção veicular gratuita

Vistoria acontece de 29 de setembro a 03 de outubro, com verificação de 70 itens

Os motoristas que tiverem interesse em realizar uma vistoria de 70 itens mecânicos e de segurança de seus veículos poderão realizá-la gratuitamente na próxima semana (de 29/09 a 03/10) na Estação de Inspeção Veicular da CET. O posto ficará aberto das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, na Av. Marquês de São Vicente, 2.154, na Barra Funda.

A inspeção dura entre 15 e 30 minutos, dependendo das condições e o tamanho do veículo. Não há necessidade de marcar hora com antecedência. Inicialmente, a Estação tem capacidade de vistoriar 30 veículos por dia e funcionará durante uma semana por mês, em datas divulgadas antecipadamente pela CET.  Ao final da vistoria, o motorista recebe um relatório completo sobre as condições de seu veículo com os itens que devem ser reparados em um centro automotivo ou mecânico de confiança.

A verificação dos equipamentos não tem caráter oficial e sim uma função educativa, por isso, é voluntária e não obrigatória. Com essa medida, a CET busca conscientizar sobre a importância da manutenção preventiva, já que os veículos em mau estado de conservação colocam seus passageiros em risco por estarem mais propensos a provocar acidentes. Além disso, veículos mal conservados são responsáveis por quebrar e prejudicar a fluidez do trânsito na cidade. A CET remove, diariamente, cerca de 700 veículos que quebram ou se envolvem em acidentes. Esses veículos interrompem o fluxo de trânsito e geram lentidão já que um veículo quebrado em uma via de grande movimento, durante 15 minutos, provoca um congestionamento de 3 km de extensão.

Como funciona

Com o auxílio de modernos equipamentos e uma nova aparelhagem - a única no Brasil aberta ao público - é realizada uma vistoria completa no veículo. Entre os itens vistoriados, estão:

  • Pneus: condições, apresentação de cortes ou desgastes.
  • Equipamentos obrigatórios: buzina, cintos de segurança, encosto dos bancos, espelhos retrovisores, pára-sol, estepe, chave de roda, macaco etc.
  • Direção: alinhamento e condições gerais do sistema.
  • Freios: estado de conservação, equilíbrio e eficiência da frenagem, e funcionamento dos comandos (pedal e alavanca do freio de mão). 
  • Sistema de iluminação: estado e alinhamento dos faróis, iluminação do painel e da placa traseira.
  • Sistema sinalizador: lanternas traseiras, de ré, de freio e de direção (pisca).
  • Sistema de suspensão: estado de conservação de molas, amortecedores e graxos. Eficiência e equilíbrio da suspensão.
  • Chassi e carroceria: estado geral
  • Motor: vazamento de óleo do motor, de água do radiador e dos demais líquidos.
  • Sistema elétrico: condições da bateria e estado geral da fiação.
  • Parte Inferior do Veículo: inspeção geral, checagem dos condutores de freio, dos canos do escapamento e da fiação. Verificação de folgas e corrosão.
  • Análise de emissões de poluentes.

Endereço: Avenida Marquês de São Vicente, 2.154, na Barra Funda
Período de funcionamento: De 29 de setembro a 03 de outubro, das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00

Departamento de Imprensa da CET