03/12/2012 16h40

Share

Com inauguração da Árvore do Ibirapuera neste domingo, CET terá todas as operações de trânsito do Natal em funcionamento

O objetivo do esquema montado é ordenar o trânsito neste período que antecede o Natal e garantir segurança e fluidez aos usuários. Monitoramento começou em outubro nos Centros de Compras.

A Companhia de Engenharia de Tráfego mantém neste momento um plano especial de trânsito em várias regiões da cidade que visam tanto desafogar o trânsito por conta das compras de Natal quanto garantir a fluidez e segurança de usuários que percorrem o circuito de visitação natalina lançado na semana passada. A programação completa do Natal Iluminado 2012 pode ser conferida no site de Natal: www.cidadedesaopaulo.com/natal.

Neste momento a Operação Natal 2012 está sendo ampliada para outros grandes pólos de compras e shoppings centers para otimizar a circulação de veículos, organizando o trânsito e diminuindo o impacto causado nesta época do ano pelo costumeiro aumento do número de viagens e deslocamentos de veículos nestas regiões. A Engenharia de Campo da CET vai adequar os tempos dos semáforos e implantar ações específicas com agentes de trânsito, cones e cavaletes para coibir estacionamentos irregulares, formação de filas duplas, além de orientar a travessia de pedestres, visando propiciar segurança e conforto durante as compras de Natal.

Paulista

Intensificação do monitoramento da Avenida Paulista, no trecho entre a Rua da Consolação e a Praça Osvaldo Cruz, a partir de quarta-feira (05/12), das 18h00 à 1h00, para a realização do "Natal Iluminado 2012".

Alterações no Viário da Região

Alternativas de Acesso à Região

Motoristas que pretendem evitar a região da Paulista:

Ibirapuera

O monitoramento do trânsito na região do Parque do Ibirapuera já está sendo realizado, das 18h00 à 1h00, para apresentações da Fonte Multimídia e visitação à Árvore de Natal. A Fonte Multimídia está localizada na Praça Armando Sales de Oliveira com Avenida Pedro Álvares Cabral – Parque Ibirapuera, Portão 09, com apresentações desde o último sábado (01/12); e a Árvore de Natal está sendo montada na Praça Escoteiro Aldo Chioratto com a Avenida Pedro Álvares Cabral, com inauguração neste domingo (09/12).

Alterações no viário da região

Desvios

Aos motoristas que trafegam pela Avenida Pedro Álvares Cabral e tenham necessidade de desviar do trecho com grande visitação às atrações natalinas:

A Operação Natal 2012 que visa oferecer melhores condições à população para as compras de final de ano foi iniciada na cidade no mês de outubro nas áreas comerciais da Rua 25 de Março, Brás, Bom Retiro e Santa Ifigênia, a operação se efetivará nos demais grandes pólos geradores e áreas comerciais a partir de hoje, 03 de dezembro. O objetivo é otimizar a circulação de veículos, focando na ordenação do trânsito, para propiciar melhores condições de segurança aos pedestres e fluidez ao tráfego.

Medidas Gerais

Mercado Municipal e Rua 25 de Março

Tendo em vista o alto fluxo de pedestres, desde 29 de outubro está bloqueado o tráfego de veículos na Rua 25 de Março, sempre de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 17h00, no trecho entre a Rua Carlos de Souza Nazareth e a Ladeira Porto Geral. Os agentes da CET utilizam cones e cavaletes para efetuar o bloqueio e operacionalizar os cruzamentos.

Alternativas de Acesso à Região

Bom Retiro

Tendo em vista o alto fluxo de pedestres e veículos que circulam diariamente pela Rua José Paulino (Bom Retiro), estão sendo monitoradas e operadas as principais entradas e saídas dessa área comercial visando evitar a saturação do sistema viário interno do bairro, oferecendo melhor circulação de veículos. Caso necessário, acontece o bloqueio e desvio momentâneo do tráfego, visando evitar a formação de lentidão.

Vias onde podem acontecer bloqueios momentâneos: Avenida Rio Branco x Rua Vitoria; Avenida Rio Branco x Rua dos Gusmões e Avenida Duque de Caxias x Rua Santa Ifigênia.

Alternativas de Acesso à Região

Rua Santa Ifigênia

A Rua Santa Ifigênia também é monitorada e operada em suas principais entradas e saídas visando evitar a saturação do sistema. Para evitar a formação de lentidão, caso necessário podem ocorrer bloqueios momentâneos nos seguintes cruzamentos:

Alternativas de Acesso à Região

Brás

Sistema viário no interior do quadrilátero da Avenida do Estado, Rua Afonso Arinos, Rua Hannemann, Rua Maria Marcolina, Rua Silva Teles, Rua Bresser, Rua Vinte e Um de Abril, Rua Hipódromo, Avenida Rangel Pestana, Largo da Concórdia, Rua Barão de Ladário, Rua Oriente, Rua Monsenhor Andrade e Rua São Caetano.

As alterações no viário da região implantadas em 11 de novembro:

Quando o viário não comportar o volume de veículos e pedestres, pode ocorrer bloqueios operacionais nos seguintes locais:

Recomendações ao público

A Engenharia de Campo da CET vai monitorar e orientar o tráfego na região, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança de pedestres e motoristas.

Departamento de Imprensa - CET

Siga-nos:
@sptrans_
@cetsp_