Corredor Expresso Tiradentes ganha mais duas estações e chega ao Terminal Vila Prudente

 Estação Alberto Lion e Parada Dianópolis

 

Foram entregues, nesta quarta-feira (11/03), a estação Alberto Lion, que faz parte do Trecho II do Expresso Tiradentes, e a parada Dianópolis, a primeira do Trecho III.

Além da inauguração da parada Dianópolis, a SPTrans colocará em operação o Trecho III, com 2,8 km de extensão, que completa a ligação do Terminal Mercado ao Terminal Vila Prudente, unindo o "Y", no entroncamento com o Trecho II elevado. Até o momento, foram investidos R$ 145 milhões na construção desse trecho.

O Trecho III será percorrido por uma nova linha, de número 5109/10, operada com seis ônibus acessíveis, com intervalos de partida de 7 minutos nos dias úteis, durante os horários de maior demanda. 

A estimativa é que o novo trecho do Expresso Tiradentes transporte 10 mil pessoas por dia e promova uma redução de tempo de 30 minutos no percurso.

As duas novas estações são equipadas com a mesma estrutura das demais, com elevadores, escadas rolantes e outros mecanismos que as tornam completamente acessíveis a pessoas com problemas de mobilidade em uma plataforma de aproximadamente 60 metros de extensão.

O Expresso Tiradentes completou dois anos no dia 8 de março de 2009, batendo a marca de 22 milhões de passageiros transportados. Quando de sua inauguração, em 2007, a via exclusiva transportava cerca de 29 mil pessoas. Hoje é utilizada, diariamente, por uma média de 53 mil passageiros. Com a inauguração das novas estações estima-se um aumento de 18 mil passageiros por dia.

A última pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Transportes Públicos constatou o alto nível de satisfação dos usuários do Expresso Tiradentes, que foi classificado como ótimo/bom por 76% dos entrevistados.

Com a obra completa do Expresso Tiradentes, que terá 32 quilômetros de extensão, o tempo de viagem entre o Centro e a Cidade Tiradentes, que hoje costuma superar duas horas nos horários de pico, cairá pela metade. Quando totalmente implantado, o corredor deverá beneficiar cerca de 400 mil passageiros por dia, atendendo a uma população de 1,5 milhão de habitantes.

Informações sobre o Trecho III do Expresso Tiradentes

  • Extensão a partir do elevado possui aproximadamente dois quilômetros
  • Estrutura: duas paradas: Dianópolis e Rui Roxo (no primeiro momento, apenas Dianópolis estará ativa).  
  • Os ônibus virão pelo elevado que foi construído sobre o viaduto Grande São Paulo e atingirão o nível do solo na Avenida Luis Inácio de Anhaia Melo na altura da Rua Dianópolis
  • Dali, os ônibus no sentido bairro seguem até a altura da Avenida Salim Farah Maluf, onde fazem o retorno e chegam ao Terminal Vila Prudente
  • O Terminal Vila Prudente é interligado com outras 11 linhas do sistema
  • Amanhã (12/03) entra em operação a nova linha 5109 Terminal Vila Prudente - Terminal Mercado, que circulará com seis ônibus articulados das 4horas até a 0h05, com intervalos de 7 minutos.
  • Tempo de viagem: 15 minutos no sentido centro; 20 no sentido bairro.
  • Situação atual: 45 minutos de viagem até o centro pela linha 3160 Terminal Vila Prudente - Terminal Parque D. Pedro.
  • Atualmente a região é atendida por 17 linhas que transportam cerca de 120 mil passageiros nos dias úteis.

Nova Linha:

5109/10 Term. Vila Prudente - Term. Mercado

Ida: Term. Vila Prudente, acesso, Av. Prof. Luis Ignácio de Anhaia Mello, Expresso Tiradentes, Term. Mercado.

Volta: Term. Mercado, Expresso Tiradentes, Av. Prof. Luis Ignácio de Anhaia Mello, Rua Oliveira Gouveia, Rua José dos Reis, Rua Ibitirama, acesso, Terminal Vila Prudente.


Texto: Assessoria de Comunicação Social - SPTrans