SMT mobiliza todas as equipes para a operação Carnaval 2018

CET, SPTrans, DTP e DSV trabalharão em conjunto para garantir serviços de trânsito e transporte nos cinco dias de folia. Três mil agentes de trânsito estarão nas ruas, além de 380 funcionários da SPTrans por dia. Pelo menos 600 linhas de ônibus terão itinerários desviados durante a passagem de blocos nos bairros e avenidas da cidadee


As equipes de planejamento e operações da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) foram reunidas em uma Operação Especial para garantir uma festa mais tranquila e organizada para os foliões que forem participar das centenas de eventos que, juntos, irão compor o Carnaval 2018 em São Paulo.

Em conjunto com a Prefeitura e diferentes secretarias e órgãos municipais, funcionários da CET, SPTrans, DTP e DSV estarão em ação 24 horas por dia durante o feriado, atuando nas mais diferentes frentes de trabalho. Por dia, estarão envolvidos diretamente na operação especial em toda a cidade 380 técnicos da SPTrans e 3.000 agentes da CET.

Boa parte das ações foi programada para os pontos de maior concentração de pessoas, ou seja, o Sambódromo do Anhembi e os blocos de regiões como 23 de Maio, Faria Lima, Ibirapuera, Vila Madalena e Centro, por exemplo. Apesar disso, em todas as regiões da cidade haverá equipes da SMT a serviço da população, monitorando o trânsito e orientando passageiros do transporte público.

Outras frentes do trabalho da SMT durante o carnaval incluem o monitoramento da Operação Estrada, para garantir saída e chegada tranquilas à cidade nos dias de folia; ativação de ciclofaixas de lazer para os ciclistas; credenciamento de táxis para trabalharem no Sambódromo do Anhembi e disponibilização da vans do Serviço Atende para pessoas com mobilidade reduzida.

Nas centrais de operação da SPTrans e da CET serão feitos o monitoramento e gerenciamento dos sistemas de trânsito e transporte ao longo de todo o período de festa.

Todas as informações sobre o carnaval já estão nos sites www.prefeitura.sp.gov.br, www.cetsp.com.br e www.sptrans.com.br.


Informação e Prestação de Serviço à População

Nas ruas, 680 faixas e 600 banners informarão sobre bloqueios, desvios e rotas alternativas. Nos pontos de ônibus, mais de 1.000 adesivos informativos foram colados e edições especiais do Jornal do Ônibus têm 8 mil exemplares de tiragem já afixados nos veículos que circulam em todas as regiões da cidade. As edições informam sobre desvios de linhas durante a passagem de um bloco específico. A Central 156 da Prefeitura e o telefone 1188 da CET também estarão disponíveis para esclarecer dúvidas. A intenção de toda a organização e infraestrutura do carnaval paulistano e da SMT é garantir dias de alegria com total mobilidade e segurança na cidade.

A CET suspendeu a Operação Horário de Pico (Rodízio Municipal de Veículos) na segunda (12/02), terça (13/02) e quarta-feira (14/02), inclusive aos veículos pesados em razão do carnaval. As demais restrições vigentes na cidade, Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF), serão mantidas. A Zona Azul também está mantida e funcionará conforme a sinalização existente. A CET implantará a Operação Estrada, entre os dias 9 e 15 de fevereiro, de sexta-feira a quarta-feira, com o propósito de garantir segurança e fluidez ao tráfego na saída e chegada do final de semana prolongado, tendo em vista que que são estimados aproximadamente 1,9 milhão de veículos utilizando a malha rodoviária em torno da cidade.

A CET também montará operação especial de trânsito nas principais vias de acesso ao Sambódromo do Anhembi para os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial (sexta e sábado), do Grupo de Acesso (domingo) e do Grupo I (segunda-feira). Além disso, irá interditar o trânsito na Avenida 23 de Maio nos dias 11, 12, 13, 17 e 18 de fevereiro, sempre das 6h00 às 22h00, para desfile de blocos. Desfiles de blocos carnavalescos também serão monitorados em todas as regiões por agentes de trânsito, interditando vias e implantando desvios, quando necessário.

Para permitir a passagem de dezenas de blocos e assegurar aos usuários o transporte coletivo por ônibus, a SPTrans planejou desvios de trajeto para aproximadamente 600 linhas na cidade ao longo dos cinco dias de carnaval.

Duas linhas de ônibus especiais também foram ativadas para fazer o transporte do público exclusivamente ao Sambódromo. Elas partirão das estações Palmeiras-Barra Funda (Linha 3 Vermelha) e Portuguesa-Tietê do Metrô (Linha 1 Azul) e farão a ligação direta com o Anhembi. Haverá a cobrança regular da tarifa básica do sistema de R$ 4,00 e os ônibus aceitarão todas as modalidades de Bilhete Único normalmente.

O Atende, serviço de atendimento com vans adaptadas para pessoas com deficiência física severa, também transportará grávidas, idosos, pessoas com IMC acima de 40 e pessoas com mobilidade reduzida. Serão 20 veículos que sairão das estações dos Metrôs Tietê e Barra Funda, Posto da CET na Avenida Olavo Fontoura e do Pavilhão do Anhembi em direção ao Sambódromo.

Os postos de atendimento da SPTrans funcionarão em esquema diferenciado, mas aqueles que são 24 horas continuarão abertos enquanto durar a festa.

Já o serviço de táxi também estará presente no Sambódromo do Anhembi, com 1.500 veículos credenciados para o atendimento de quem for assistir aos desfiles das escolas de samba neste fim de semana prolongado e também durante a Apuração e o Desfile das Campeãs.

Confira mais informações sobre a operação da SMT no link http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/noticias/?p=249575.