Secretaria De Mobilidade e Transportes amplia espaço para pedestre em rua na Zona Sul

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes inaugura neste domingo, 24/9, às 10h, a primeira Rua Completa da cidade, na rua Joel Carlos Borges, que dá acesso à Estação Berrini da CPTM, no Brooklin, Zona Sul.

A intervenção,que irá melhorar as condições de segurança e acessibilidade da via, faz parte da série de medidas tomadas pela secretaria durante a Semana da Mobilidade.

O conceito de Rua Completa prioriza a circulação de pedestres e incentiva o uso do transporte público. A via recebeu nova iluminação e calçadas largas para melhorar o compartilhamento de espaço entre pedestres, ciclistas e motoristas. 

A implantação do projeto é feita de forma gradual. Com uma média de 22,5 pedestres para cada veículo, a quantidade de pessoas que circulam é muito maior do que a capacidade da calçada da rua Joel Carlos Borges, que dá acesso à Estação Berrini da CPTM. 

As intervenções, que são feitas em 150 metros de extensão, numa área de 1.665 m2, preveem calçada alargada com tinta no asfalto e demarcada com balizadores e vasos de plantas. Também serão instalados  bancos, lixeiras, contêiner para a coleta de lixo dos restaurantes, área de carga e descarga para veículos, adequação de sinalização, entre outras melhorias. O ponto de táxi será mantido e a velocidade máxima para os veículos será de 20 km/h.

Assessoria de Imprensa - SMT