DSV passa a emitir Cartão de Estacionamento para Idoso na Prefeitura Regional de Santana / Tucuruvi a partir de 25/9

Solicitações para Cartão DeFis também serão recebidas para análise. Medida visa garantir maior acesso e facilidade de idosos e pessoas com deficiência às autorizações especiais de estacionamento

A partir da próxima segunda-feira (25/9) mais um posto do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) para emissão da primeira via do cartão de estacionamento de Idoso e de solicitação para análise do cartão de estacionamento para pessoa com deficiência (Cartão DeFis) será aberto. O serviço também será realizado na Prefeitura Regional de Santana/ Tucuruvi (Av. Tucuruvi, 808), na Zona Norte da Cidade de São Paulo.

O atendimento no local será feito mediante entrega de senhas e ocorrerá das 9h às 17h. Serão distribuídas 200 senhas por dia específicas para a emissão e solicitação de cartões de estacionamento.

Com a medida, a partir de 25 de setembro serão seis o número de postos presenciais do DSV para emissão da primeira via do documento para idoso e de solicitação para análise do cartão de estacionamento para pessoa com deficiência (Cartão DeFis), sendo quatro delas unidades descentralizadas implantadas a partir de junho.

A descentralização faz parte das ações do Departamento para atender à crescente demanda pelos cartões de estacionamento especial desde o início de setembro, em virtude do início da fiscalização do uso de vagas para deficientes e idosos em estabelecimentos privados pela CET.

Unidades descentralizadas

A primeira unidade descentralizada foi criada ainda em junho na Prefeitura Regional de Aricanduva (Rua Atucuri, 699, Vila Carrão, Zona Leste). O postorealiza a emissão da primeira via do Cartão de Estacionamento de Idoso e recebe as solicitações de renovação do documento, além das solicitações de cartões DeFis das 8h às 17h (exceto feriados e dias de ponto facultativo).

Desde 5 de setembro, a Prefeitura Regional de Pinheiros (Av. Nações Unidas, 7123, Pinheiros, Zona Oeste), passou a realizar o mesmo serviço das 9h às 16h de segunda a sexta-feira (exceto feriados e dias de ponto facultativo). São distribuídas senhas de acordo com a demanda de atendimento sede do DSV, localizada ao lado da Prefeitura Regional.

Uma semana depois, em 13 de setembro, o atendimento também passou a ser realizado no DTP, (Rua Joaquim Carlos, 655, Pari, Centro), das 9h às 16h (exceto feriados e dias de ponto facultativo). São entregues 150 senhas por dia para solicitação da primeira via do Cartão de Idoso e entrega da documentação do cartão DeFis para análise.

Na última segunda-feira (18/9), o DSV ainda abriu um posto móvel na sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no Ibirapuera (Avenida Professor Ascendino Reis, 724, Vila Clementino, Zona Sul). Esta unidade é voltada exclusivamente para quem recebe atendimento no local, dos seus respectivos acompanhantes, colaboradores e voluntários da Instituição. A expectativa é que até 100 pessoas sejam atendidas por dia.

E desde de 12 de setembro a sede do DSV em Pinheiros (Rua Sumidouro, 740, Zona Oeste)  passou a receber apenas a documentação para a emissão dos cartões e os enviará posteriormente ao requerente por correio. Não haverá emissão de cartões na hora. A medida tem como objetivo evitar filas no local para emissão dos cartões especiais de estacionamento.

Até junho de 2017, o DSV atendia diariamente uma média de 300 pessoas no posto de atendimento de sua sede. Desde 1 de setembro, a média de atendimentos diária passou a 1,3 mil.

Internet e Correios
O Departamento ressalta ainda que não é necessário solicitar o cartão presencialmente. O procedimento também pode ser realizado pela internet e pelos Correios.

Os requerimentos necessários para a solicitação de cartões de estacionamento para Idoso e para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis) estão disponíveis no portal da SMT e também podem ser enviados por correio para o DSV, através da Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970.

Os cartões de estacionamento para Idoso são enviados por correio à casa do solicitante em uma média de 15 dias. No caso do Cartão DeFis, o prazo é de 45 dias, pois é necessária uma análise do laudo médico apresentado pelo munícipe que o solicitou.

Como obter os cartões:

Cartão de Estacionamento Para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis) 

Cartão de Estacionamento para Idoso 

Isenção de Rodízio para pessoas com deficiência física com comprometimento de mobilidade

 

Assessoria de Imprensa - SMT