Segundo dia da Semana da Mobilidade terá teatro dentro de ônibus

 Esta terça-feira (19/09), segundo dia de programação da Semana da Mobilidade 2017, contará com várias ações. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes - SMT, em conjunto com a CET e SPTrans, vai sugerir uma reflexão entre poder público e a sociedade civil sobre as formas de deslocamento em São Paulo. A idéia é mostrar como eles ocorrem no dia-a-dia e a importância do compartilhamento de modais.

Nos ônibus, haverá teatro interativo onde os passageiros serão surpreendidos com esquetes educativas pelo grupo de teatro Canto Cidadão. Durante a viagem, o grupo passará orientações de cidadania aos passageiros, com mensagens bem humoradas. A atividade será nesta terça-feira às 9h30 e 11h30 em um ônibus das linhas 477A-10 Sacomã- Term. Pinheiros e 709M-10 Term. Santo Amaro – Term. Pinheiros.

Além da programação definida pela Prefeitura, entidades de classe e a sociedade civil também podem participar e sugerir programações próprias pelo site criado para o evento: http://semanadamobilidade.prefeitura.sp.gov.br/. A programação completa também pode ser conferida neste link. A Semana da Mobilidade conta com o apoio da Youse, uma plataforma online de venda de seguros da Caixa Seguradora.

Confira as principais atrações desta terça-feira:


EXPOSIÇÃO POSSÍVEL PARA TODOS - Veículos adaptados, como um táxi, um ônibus e dois veículos do Atende, que transportam deficientes físicos, estão expostos no Pateo do Collegio de terça-feira (19/09) até (21/09), das 9h às 17h. No local também são apresentados números sobre acessibilidade no transporte coletivo.

NOVOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA MOBILIDADE URBANA – No MobiLab, localizado na rua Boa Vista, 136, serão apresentadas quatro visões distintas sobre o deslocamento na cidade, em diferentes meios de transporte: caminhada e bem-estar, motos, transporte público e bicicletas. O evento será transmitido no Facebook da SMT.

CARTÃO DSV NA AACD – Até 11 de outubro, o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) continua com seu posto móvel para atender o público da AACD, na Unidade do Ibirapuera. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto feriados, e está instalado próximo à entrada da Avenida Professor Ascendino Reis, 724, Vila Clementino. Esta unidade móvel do DSV será voltada exclusivamente para quem recebe atendimento no local, dos seus respectivos acompanhantes, colaboradores e voluntários da Instituição.

CURSO DE DIREÇÃO DEFENSIVA E PILOTAGEM SEGURA – No CETET (Centro de Treinamento e Educação de Trânsito) da CET haverá cursos gratuitos de pilotagem segura (para motociclistas) e de direção defensiva (para motoristas). A carga horária é de 16h. Os interessados devem fazer a inscrição pelo telefone (11) 3871-8625.

CENÁRIO INTERATIVO “EU VOU DE ÔNIBUS” – Até o dia 25, das 10h às 16h, fica instalado um cenário interativo nos terminais Cidade Tiradentes, Pinheiros e Pirituba. O painel contará com espaço para as pessoas colocarem o rosto nos corpos desenhados, tirarem fotos e publicá-las com a #EuVouSP. Essa ação é uma forma lúdica e bem humorada de valorizar os passageiros que utilizam o transporte por ônibus nos seus deslocamentos.

ANDAR DE ÔNIBUS EM SP – Até 22 de setembro, a SPTrans vai apresentar-se aos “passageiros do futuro” - estudantes de cinco escolas municipais da Zona Leste, com idades entre 11 e 12 anos, como andar de ônibus em SP. Essa ação é parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O programa tem início já na porta da escola, quando as crianças recebem as informações sobre o que está apresentado no lado de fora do ônibus e durante o trajeto a orientação é direcionada para questões de comportamento e cidadania. Nesta edição, as crianças conhecerão o Expresso Tiradentes, centro de controle e Terminal Parque Dom. Pedro.

DOCUMENTÁRIO - O documentário "Bicicleta Brasil - Pedalar é Um Direito” será apresentado às 19h no Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Frei Caneca, seguido de um debate. O documentário de Renata Falzoni e equipe Bike é Legal mostra como a bicicleta foi reconhecida como meio de transporte no Código de Trânsito Brasileiro.

 

Assessoria de Imprensa - CET