Secretaria Municipal de Transportes lança a programação da Semana da Mobilidade

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, em conjunto com a CET e a SPTrans realiza, entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana da Mobilidade 2017. O evento neste ano tem o objetivo de fazer uma reflexão entre poder público e sociedade civil sobre as formas de se deslocar em São Paulo. A ideia é mostrar como ocorrem os deslocamentos no dia-a-dia e sobre a importância dos modais serem compartilhados. É importante ressaltar que a mobilidade é o aspecto mais estruturante da cidade, ela cresce para onde os caminhos são construídos.

Como parte da programação, o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) terá um posto móvel a partir desta segunda-feira (18) para atender o público da AACD, na Unidade do Ibirapuera. O posto móvel funcionará até 11 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto feriados, e vai ficar instalado próximo à entrada da Avenida Professor Ascendino Reis, 724, Vila Clementino. Esta unidade móvel do DSV será voltada exclusivamente para quem recebe atendimento no local, dos seus respectivos acompanhantes, colaboradores e voluntários da Instituição.

Entre as outras ações previstas estão cursos gratuitos de pilotagem segura, direção defensiva e de motofrete. Também haverá palestras, um seminário e a exposição “Possível para Todos” com veículos adaptados, como um táxi e um ônibus, para transportar deficientes físicos. Uma faixa de pedestre musical será montada na segunda-feira (18/09) em frente à Prefeitura de São Paulo, na Líbero Badaró, onde cinco atores vão interagir com os pedestres, organizando a travessia.

A Semana de Mobilidade irá contar com ação nas ruas com o “homem celular” para chamar a atenção sobre os riscos de se distrair com o aparelho quando está dirigindo ou atravessando uma via, por exemplo. Também haverá ação de mímicos para orientar os pedestres a atravessar na faixa e para mostrar aos motoristas sobre a importância de respeitar e dar preferência para quem anda a pé pela cidade. A ação acontecerá nos cruzamentos que contam com o Programa 100% Pedestre.

Os aplicativos Moovit e 99 Taxis vão oferecer durante a Semana da Mobilidade  vouchers de desconto para quem optar em utilizar os aplicativos que oferecem, respectivamente,  carona solidária e táxis.

Nos terminais de ônibus, como Cidade Tiradentes, Pinheiros e Pirituba, os passageiros vão poder tirar fotos em cenário interativo montado chamado “Eu vou de ônibus”. A idéia é que os passageiros compartilhem nas redes sociais suas fotos para valorizar a escolha pelo transporte coletivo. Durante a semana, alunos irão aprender a andar de ônibus com monitores da SPTrans dentro do programa “Andar de ônibus em SP”.

DIA MUNDIAL SEM CARRO – A data, celebrada na sexta-feira (22), será marcada pelo fechamento para as motos e veículos de passeio da Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Rua Florêncio de Abreu, Rua Líbero Badaró e Viaduto do Chá, na região central de São Paulo. O objetivo é incentivar nessa data o deslocamento a pé, por transporte coletivo ou por bicicleta.

RUA COMPLETA – Com uma média de 22,5 pedestres para cada veículo, a rua Joel Carlos Borges, que dá acesso à Estação Berrini da CPTM, no Brooklin, Zona Sul, receberá intervenções para melhorar as condições de segurança e acessibilidade. O conceito de Rua Completa prevê uma série de ajustes para priorizar a circulação de pedestres e incentivar o uso do transporte público, como boa iluminação, calçadas largas e mobiliário urbano que melhore o compartilhamento de espaço entre pedestres, ciclistas e motoristas.  

SEMINÁRIO - Com organização da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, haverá na segunda-feira (18/09), na Fiesp, um seminário com os palestrantes Carolina Tohá, ex-prefeita de Santiago (Chile), e o secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo. No evento será discutido como o investimento em mobilidade ativa - seja pela melhoria de calçadas para os pedestres, seja pela ampliação de infraestrutura em centros comerciais ou criação de calçadões – pode beneficiar os negócios. O seminário incluirá mesas de discussão e palestras que trarão casos de sucesso e propostas de como implementar essas mudanças em bairros de São Paulo. O evento será das 9h às 17h30. A entrada é franca e as inscrições devem ser feitas pelo linkhttps://goo.gl/jzNa1C

PROGRAMAÇÃO – A Semana da Mobilidade conta com o apoio da Youse, uma plataforma online de venda de seguros da Caixa Seguradora. Além da programação definida pela Prefeitura, entidades de classe e a sociedade civil também podem participar e sugerir programações próprias por meio do site criado para o evento: http://semanadamobilidade.prefeitura.sp.gov.br/.

Assessoria de Imprensa - CET