DSV cria força-tarefa para atender solicitações de cartões de estacionamento para idoso e pessoa com deficiência

Para agilizar o atendimento, a partir de hoje (12/9), a sede do Departamento em Pinheiros, Zona Oeste, passará a receber apenas as solicitações dos cartões e enviar o documento por correio ao munícipe

O Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) criou uma força-tarefa para agilizar a emissão de Cartões de Estacionamento de Idoso e Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis). A partir desta terça-feira (12/9), a sede do Departamento (Rua Sumidouro, 740, Pinheiros), passou a receber apenas a documentação para a emissão dos cartões e os enviará posteriormente ao requerente por correio. Não haverá emissão de cartões na hora. A medida tem como objetivo evitar filas no local para emissão dos cartões especiais de estacionamento. Nos demais postos, o atendimento não será alterado (leia mais abaixo).

Até junho de 2017, o DSV atendia diariamente uma média de 300 pessoas no posto de atendimento de sua sede. Desde 1 de setembro, a média de atendimentos diária passou a 1,3 mil.

Internet e Correios
O Departamento salienta ainda que não é necessário solicitar o cartão presencialmente. O procedimento também pode ser realizado pela internet e pelos Correios.

Os requerimentos necessários para a solicitação de cartões de estacionamento para Idoso e para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis) estão disponíveis no portal da SMT e também podem ser enviados por correio para o DSV, através da Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970.

Os cartões de estacionamento para Idoso são enviados por correio à casa do solicitante em uma média de 15 dias. No caso do Cartão DeFis, o prazo é de 45 dias, pois é necessária uma análise do laudo médico apresentado pelo munícipe que o solicitou. O prazo para envio dos documentos não será alterado mesmo com o aumento da demanda, por causa da força-tarefa do DSV.

Renovação automática do Cartão para Idoso
Todos os cartões de estacionamento para Idoso vencidos ou a vencer entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017 também foram renovados automaticamente pelo DSV até 2018. Ou seja, não há necessidade de comparecer esse ano a um posto de atendimento.

Com a medida, a nova data de renovação dos cartões de idoso será automaticamente estendida para 2018, mas com o dia e o mês que está impresso na validade do cartão. A data de validade encontra-se no próprio cartão de estacionamento, abaixo do número de registro do documento.

Por exemplo: um cartão de estacionamento de idoso que venceu em 15/12/16 terá a data de validade automaticamente estendida para 15/12/18, sem nenhum trabalho extra ao portador do cartão.

Ampliação de postos de atendimento
Para agilizar o atendimento e facilitar o acesso aos cartões especiais de estacionamento, o DSV ampliou o número de postos para emissão da primeira via do documento para idoso e de solicitação para análise do Cartão DeFis.

Desde terça-feira (5/9) a Prefeitura Regional de Pinheiros (Av. Nações Unidas, 7123, Pinheiros), na Zona Oeste da cidade, passou a realizar o serviço das 9h às 16h de segunda a sexta-feira (exceto feriados e dias de ponto facultativo). São distribuídas 500 senhas por dia para o atendimento.

Amanhã (13/9), o atendimento terá início no posto do Departamento de Transportes Públicos (DTP), (Rua Joaquim Carlos, 655, Pari, Centro), das 9h às 16h (exceto feriados e dias de ponto facultativo). Serão entregues 150 senhas por dia para solicitação da primeira via do Cartão de Idoso e entrega da documentação do cartão DeFis para análise.

E desde o fim de junho, a Prefeitura Regional do Aricanduva (Rua Atucuri, 699, Vila Carrão) realiza a emissão da primeira via do Cartão de Estacionamento de Idoso e recebe as solicitações de renovação do documento, além das solicitações de cartões DeFis das 8h às 17h (exceto feriados e dias de ponto facultativo). No local, são distribuídas 200 senhas por dia.

Com o serviço sendo oferecido na Prefeitura Regional de Pinheiros e no DTP, o total de postos onde a população pode comparecer pessoalmente para solicitar os cartões passou para quatro. E em breve a Prefeitura Regional de São Mateus, na Zona Leste, também oferecerá o serviço.
 

Assessoria de Imprensa - SMT