DSV amplia postos de atendimento presenciais para solicitação de cartão de estacionamento de idoso e de pessoa com deficiência

Procedimento também pode ser realizado pela internet e pelos Correios. Não é necessário ir até um posto de atendimento

O Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) amplia o número de postos para emissão da primeira via do cartão de estacionamento de Idoso e de solicitação para análise do cartão de estacionamento para pessoa com deficiência (Cartão DeFis).

A partir dessa terça-feira (5/9) a Prefeitura Regional de Pinheiros (Av. Nações Unidas, 7123, Pinheiros), na Zona Oeste da cidade de São Paulo, vai passar a realizar o serviço das 9h às 16h. E na próxima segunda-feira (11/9), o atendimento também será realizado no posto do DTP (Rua Joaquim Carlos, 655, Pari, Centro), das 9h às 16h.

O DSV tem investido para ampliar o número de postos físicos de atendimento. Até então, os munícipes que desejavam solicitar presencialmente os cartões só podiam fazê-lo na sede do DSV, na Rua Sumidouro, 740, em Pinheiros, na Zona Oeste.

Desde o fim de junho, a Prefeitura Regional do Aricanduva (Rua Atucuri, 699, Vila Carrão) realiza a emissão da primeira via do Cartão de Estacionamento de Idoso e recebe as solicitações de renovação do documento, além das solicitações de cartões DeFis das 8h às 17h. Com o serviço sendo oferecido na Prefeitura Regional de Pinheiros e no DTP, o total de postos onde a população pode comparecer pessoalmente para solicitar os cartões passou para quatro.

O DSV atendia diariamente, até o mês de junho de 2017, em média, 300 pessoas no posto de atendimento. Nesta segunda-feira (4/9), foram realizados mais de 1,2 mil atendimentos.

Internet e Correios

O DSV ressalta que não é necessário solicitar os cartões presencialmente. O procedimento também pode ser realizado pela internet e Correios.

Os requerimentos necessários para a solicitação de cartões de estacionamento para Idoso e  para  Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis) estão disponíveis no portal da SMT (confira o passo a passo abaixo) e também podem ser enviados por correio para o DSV, através da Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970.

Se a solicitação de renovação for deferida, o cartão de estacionamento será enviado pelo correio para o endereço residencial do requerente cadastrado no sistema em um prazo de 45 dias.

Emissão de cartões

De janeiro a julho de 2017 foram emitidos 44.905 cartões de estacionamento para idoso, ante 40.917 no mesmo período do ano anterior, um aumento de aproximadamente 10%. Também foram emitidos 7.343 cartões de estacionamento para deficiente físico com comprometimento de mobilidade (DeFis) no primeiro semestre deste ano, enquanto no mesmo período de 2016 foram emitidos 7.126 cartões do gênero, aumento de 3%.

Mais informações  sobre o Cartão de Estacionamento para Idoso no link:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/index.php?p=21225

Informações complementares sobre o Cartão DeFis podem ser encontradas no seguinte link:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/cartao_de_estacionamento_defis/index.php?p=3557

 

Assessoria de Imprensa - SMT