Posto móvel da CET e do DSV para emissão de Cartão de Estacionamento de Idoso e de Deficiente Físico chega ao Shopping Interlagos

 Posto Móvel da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) estará nesta semana no Shopping Interlagos, na Zona Sul da cidade de São Paulo. A iniciativa também conta com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).

 

A unidade móvel vai funcionar entre os dias 19 a ‪23 de julho, e de 26 a 30 do mesmo mês, no Shopping Interlagos (Av. Interlagos, 2.255, Interlagos), das 12h ‪às 18h.

O posto receberá solicitação e irá emitir o Cartão de Estacionamento para Idoso. Também será possível realizar o pedido do Cartão de Estacionamento para Pessoa com Deficiência (Cartão DeFis) e ainda solicitar o pedido de isenção de rodízio para esse grupo.

A medida tem como objetivo assegurar aos idosos e às pessoas com deficiência ou com comprometimento de mobilidade maior possibilidade de requererem o Cartão de Estacionamento para suas categorias sem a necessidade de deslocar-se por grandes distâncias.


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

É preciso trazer os formulários impressos e preenchidos e apresentar os originais e cópias dos documentos requeridos (confira abaixo a documentação necessária).

As solicitações e a emissões dos cartões de estacionamento e da liberação de rodízio só poderão ser realizadas quando o interessado apresentar toda a documentação necessária (confira abaixo a o que é preciso trazer).


Ibirapuera

Nas duas últimas semanas, o posto móvel ficou instalado no Shopping Ibirapuera, também na Zona Sul. Nesse período, foram realizados 3.693 atendimentos. Do total de atendimentos, aproximadamente 96,3% foram solicitações de cartões de estacionamento para idoso. O tempo para realizar a solicitação foi de cerca de 20 minutos durante a semana passada.


Exposição

Quem for ao posto móvel no Shopping Interlagos durante esse período, também poderá conferir uma exposição que conta a trajetória da CET ao longo dos seus 40 anos de existência. A mostra conta com painéis, fotos e registros históricos da atuação da Companhia de Engenharia de Tráfego no trânsito da capital paulista desde o ano de 1976.


CARTÃO DE ESTACIONAMENTO PARA IDOSO

- O que é?

É uma autorização especial para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos, ou que os transportem, em vagas especiais devidamente sinalizadas. Nas vagas especiais em área de estacionamento rotativo de Zona Azul, além do Cartão Idoso, o usuário deverá utilizar também o Cartão Azul Digital (CAD).

- Quem tem direito?

Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores e residentes no Município de São Paulo.

- Como solicitar o benefício?

Fazer o cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE), no portal da SMT.

- Somente um requerimento por idoso poderá ser cadastrado - Imprimir o requerimento, assinar e levar aos postos do DSV

- Também é preciso apresentar RG e CPF originais e cópias válidas, além de e comprovante de residência atual em nome do requerente (são aceitos contas de luz, de água, de telefone e de gás, as correspondências de bancos, de cartões de crédito, de planos de saúde, de condomínio e multas de trânsito). Caso o comprovante de residência seja do cônjuge, é necessário levar cópia da certidão de casamento.

- Informações complementares podem ser encontradas no link:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/index.php?p=21225

 

 CARTÃO DeFis

- O que é?

Documento que autoriza pessoas com deficiência ou com comprometimento de mobilidade a estacionar veículos em via pública e na área de Zona Azul e em vagas especiais demarcadas.

- Quem tem direito?


Pessoas que residem no município de São Paulo e que tenham deficiência física nos membros inferiores; decorrente de incapacidade mental; mobilidade reduzida temporária, com alto grau de comprometimento ambulatório (mediante solicitação médica); ou deficiência visual

- Como solicitar o benefício?


Preencher o requerimento encontrado no endereço:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/cartao_defis_1473427713.pdf

Obter o formulário de atestado médico encontrado no link:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/Atestado_Medico_1279722161.pdf

Imprimir a documentação e levar aos postos do DSV. Também é preciso apresentar RG e CPF originais e cópias válidas e comprovante de residência atual em nome do requerente (são aceitos contas de luz, de água, de telefone e de gás, as correspondências de bancos, de cartões de crédito, de planos de saúde, de condomínio e multas de trânsito). Caso o comprovante de residência seja do cônjuge, é necessário levar cópia da certidão de casamento.

-Informações complementares podem ser encontradas no seguinte link:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/cartao_de_estacionamento_defis/index.php?p=3557

 

Assessoria de Imprensa - SMT