Bilhete Único Escolar: cadastramento para segundo semestre

A SPTrans informa que está recebendo os pedidos de Bilhete Único Escolar, utilizado por estudantes e professores de São Paulo, para quem está ingressando no sistema de ensino no segundo semestre de 2010.

Os estudantes que já estavam em curso no 1º semestre do ano letivo, após a renovação semestral efetuada pela unidade de ensino, não precisam realizar nenhum tipo de procedimento e poderão adquirir normalmente as cotas de crédito escolar. O benefício será reativado sem custo adicional até o final deste ano, logo que a instituição de ensino envie a solicitação para a SPTrans

Os estudantes que ingressaram no 2º semestre do ano devem informar ao estabelecimento de ensino no ato da matrícula a intenção de obter o bilhete, para que a instituição possa efetuar o cadastro. Após consultar a aprovação dos dados no site da SPTrans, o estudante deve se dirigir a um dos postos credenciados ou realizar o pedido via internet. Para concluí-lo serão necessários uma foto 3x4 e o pagamento do valor do tipo de bilhete escolar solicitado.

O Bilhete Único Escolar simples, que tem a foto do estudante e serve apenas para receber créditos a serem usados no transporte coletivo custa o equivalente a cinco tarifas, o que corresponde a R$ 13,50. O Bilhete Único Escolar conveniado, UMES ou UNE, que também serve como carteira de estudante, custa o equivalente a 13 tarifas, que atualmente correspondem a R$ 35,10.

Bilhete Único Escolar: Quem tem direito

Todo estudante que estiver matriculado em curso regular, reconhecido pela autoridade de ensino, cuja escola fique no município de São Paulo e que resida a pelo menos um quilômetro da instituição de ensino, tem direito ao benefício, que pode ser utilizado nas três modalidades de transporte coletivo oferecidas na cidade: ônibus, metrô e trem.

Atualmente existem 3,5 mil estabelecimentos de ensino cadastrados que enviam os dados de seus alunos e solicitam o Bilhete Único Escolar para a SPTrans. O número de estudantes beneficiados ultrapassa a marca de 800 mil e a expectativa é de que mais 100 mil solicitem o cartão ainda neste segundo semestre.

Assessoria de Comunicação Social - SPTrans