Secretaria de Transportes apresenta estudos para ciclovias cruzarem as marginais do Tietê e Pinheiros

Todas as pontes estão passando por estudos da CET

A Secretaria Municipal de Transportes, por intermédio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apresenta a primeira fase dos estudos para a travessia de ciclistas sobre as marginais dos rios Pinheiros e Tietê. Foram desenvolvidos projetos para 12 das 28 pontes.

A travessia das marginais é parte importante para a ligação cicloviária das zonas Norte, Oeste e Sul ao Centro da cidade. A prefeitura irá implantar 400 km de ciclovias até o ano que vem. Portanto, a criação desses ramais será fundamental para a formação de grandes eixos de deslocamento por bicicleta.

Esses trajetos são caracterizados pela segregação física da pista destinada ao uso de bicicletas, dotados de sinalização vertical e horizontal específicas (placas e pintura de solo); e serão implantados em toda a cidade.

Atualmente, a cidade dispõe de 82,9 km de vias destinadas aos ciclistas implantadas pela gestão (dados atualizados até 07/10). Em uma primeira fase, quatro pontes serão contempladas. Mais oito devem receber ciclovias num segundo momento, já que exigem obras de engenharia civil de maior porte.

A engenharia de tráfego e planejamento da CET seguem estudando as demais pontes para estudo de viabilidade de implantação das ciclovias nos demais eixos.

Desta forma, as ciclovias deverão ser implantadas em toda cidade, conectadas com outros modais de transporte, como terminais de ônibus, equipamentos públicos, escolas, praças, parques e locais de trabalho.

Detalhamento das etapas

Primeira Etapa
A primeira fase consiste em projetos para pontes que requerem apenas pintura e obras de pequeno porte. São elas:

  • Viaduto Domingos Franciulli Neto (General Milton Tavares de Souza) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no acostamento, na lateral do sentido Rodovia Fernão Dias
  • Ponte Presidente Jânio Quadros (Vila Maria) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional central
  • Ponte Júlio de Mesquita Neto (Pompéia) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional central
  • Ponte Vitorino Goulart da Silva - Sobre o Rio Pinheiros, passarela com ciclovia bidirecional, na lateral do sentido Interlagos

Segunda Etapa
Projetos para pontes que requerem obras civis de maior porte. São elas:

  • Ponte Doutor Miguel Arraes (Aricanduva) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central
  • Ponte Flávio Cavalcanti (Vila Guilherme) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central
  • Ponte Cruzeiro do Sul - Sobre o Rio Tietê, ciclovia unidirecional central em ambos os sentidos
  • Ponte das Bandeiras - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional sobre o passeio, na lateral do sentido Santana
  • Ponte Jornalista Walter Abraão (Casa Verde) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional sobre o passeio, na lateral do sentido Centro
  • Ponte Adhemar Ferreira da Silva (Limão) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central
  • Ponte Remédios - Carmen Fernandes Neves - Sobre o Rio Tietê, ciclovia unidirecional central em ambos os sentidos
  • Ponte Jurubatuba - Sobre o Rio Pinheiros, passarela com ciclovia bidirecional central

Em estudo
Além destas, outras pontes continuam em estudos técnicos, buscando soluções para implantação de ciclovias:

  • Ponte Imigrante Nordestino - Sobre o Rio Tietê
  • Ponte Deputado Ricardo Izar (Tatuapé) – Sobre o Rio Tietê
  • Complexo Viário Prefeito Olavo Egydio Setúbal (Anhanguera) – Sobre Rio Tietê
  • Ponte Engenheiro Ary Torres – Sobre o Rio Pinheiros
  • Ponte Octávio Frias de Oliveira (Estaiada) – Sobre o Rio Pinheiros
  • Ponte Caio Pompeu de Toledo (Morumbi) – Sobre o Rio Pinheiros
  • Ponte João Dias – Sobre o Rio Pinheiros
  • Ponte Transamérica – Sobre o Rio Pinheiros
  • Ponte Freguesia do Ó - Sobre o Rio Tietê, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Centro
  • Ponte do Piqueri - Sobre o Rio Tietê, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro
  • Ponte Hirant Sanazar (Jaguaré) –Sobre oRio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional entre as pontes
  • Ponte Cidade Universitária - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional ao lado do sentido Bairro
  • Ponte Eusébio Matoso - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional ao lado do sentido Bairro
  • Ponte Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo (Cidade Jardim) - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro
  • Ponte Laguna - Em construção sobre o Rio Pinheiros
  • Ponte Santo Dias da Silva (Socorro) - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro.

Diretrizes do “Padrão CET” para ciclovias

Para planejar as futuras travessias das ciclovias sobre as pontes, as diretrizes a nortear os técnicos continuam a ser as do “Padrão CET”:

  • Ligações perimetrais e radiais: constituição de rede estrutural cicloviária
  • Conectividade dos trajetos
  • Linearidade: menor distância possível na viagem
  • Funcionalidade: importância das ligações que proporciona (escolas, praças, etc.)
  • Integração modal com transporte de média e alta capacidade
  • Uso da estrutura como meio de transporte
  • Preferência por ruas secundárias
  • Não se eliminar a faixa de rolamento
  • Implantar preferencialmente no lado esquerdo
  • Ser preferencialmente bidirecional
  • Fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

 

Estudos sobre travessias para pedestres e ciclistas em pontes e viadutos


Projeto de Cicloviana Avenida Paulista

 

Assessoria de Imprensa da SMT