Lerner propõe rede expressa nos corredores

Criar uma rede expressa de corredores de ônibus para melhorar a mobilidade nas grandes cidades. Essa ideia foi apresentada pelo urbanista e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, na última reunião de 2013 do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (Cmtt), ocorrida na quinta-feira, 19.

Pela proposta de Lerner, esse complexo visa multiplicar as possibilidades de trajetos e diminuir o tempo de viagem. A São Paulo Transporte (Sptrans) já trabalha com essa lógica, antes mesmo da futura construção dos 150 quilômetros de corredores, que serão implementados à esquerda das vias.

A Diretoria de Planejamento da empresa está elaborando um projeto que interliga a cidade por meio de uma malha de vias, especialmente as que possuem as faixas exclusivas à direita do viário. Uma de suas características é intensificar o uso dos percursos perimetrais, além de otimizar os radiais.

O secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto, lembrou que já vem sendo intensificada a reorganização de linhas na cidade. “Um ótimo exemplo é a 4310/10, que vai de Itaquera ao Parque Dom Pedro II e foi aprovada pelos usuários justamente pelo ganho de tempo porque utiliza a faixa exclusiva”, afirmou.

O encontro do Conselho ocorreu no Museu dos Transportes Públicos e também contou com a presença do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (Spurbanuss), Francisco Christovam.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da SMT

* A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SMT