Operação Dá Licença para o Ônibus – Região da Freguesia do Ó, na Zona Norte, ganha 2 Km de faixas exclusivas para ônibus nesta semana de 16/12

Ônibus terão prioridade à direita em direção ao Centro nas avenidas Miguel Conejo, Santa Marina e Nossa Senhora do Ó. No total, mais 37,9 km de faixas exclusivas serão ativados na semana de 16/12. Meta da SMT é superada: neste ano, 320,7 km de faixas exclusivas foram criados.

Mapa da Região 1 e 2

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam, nesta semana de 16/12, dois quilômetros de faixas exclusivas para o transporte público na região da Freguesia do Ó, na Zona Norte da cidade. Os coletivos terão prioridade à direita, no sentido Centro, pelas avenidas Miguel Conejo, Santa Marina e Nossa Senhora do Ó, de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas e, aos sábados, das 6 às 14 horas. Abaixo, os trechos em detalhe:
 

• Na Av. Miguel Conejo, no sentido Centro, trecho de 1,2 km de extensão entre a Rua Baião Parente e a Avenida Santa Marina;

• Na Av. Santa Marina, no sentido Centro, trecho de 420 metros de extensão entre as ruas Jovaraú e da Balsa;

• Na Av. Nossa Senhora do Ó, no sentido Centro, trecho de 380 metros de extensão entre a Rua da Balsa e a Av. Inajar de Souza.

As ativações estão inseridas na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Na semana de 16/12, ao todo, serão inaugurados 37,9 km de faixas exclusivas por diversas vias da cidade. Desta forma, a malha viabilizada pela atual gestão, neste ano, chegará a 320,7 km de faixas exclusivas na capital paulista, ultrapassando a meta de 300 km estabelecida pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT) para 2013.

Para sinalizar 1,2 km de faixas exclusivas na Av. Miguel Conejo serão implantadas 36 placas de trânsito e 762 m² de sinalização horizontal. Já nos 800 metros que estão sendo colocados nas avenidas Santa Marina e Nossa Senhora do Ó serão usadas 58 placas de trânsito e 570 m² de sinalização horizontal.

População beneficiada

Pelas vias abrangidas nesta implantação, passam 22 linhas de ônibus municipais, transportando 213.828 passageiros por dia útil, com freqüência média é de 135 ônibus/hora nos horários de picos.

Fiscalização

A ativação destes trechos terá um período de adaptação quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, ou seja, a partir do dia 30/12, a fiscalização será intensificada.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao público

  •  Respeite a sinalização;
  •  Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  •  Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.
 

Departamento de Imprensa -CET