Secretaria utilizará protocolo aberto para complexo semafórico da cidade

A Secretaria Municipal de Transportes adotará o protocolo aberto e padronizado para o sistema semafórico da cidade. Isto significa que, dentro de um mesmo complexo, equipamentos de diferentes fabricantes poderão ser integrados ficando preservadas as funcionalidades disponíveis.

Com essa iniciativa, definida por uma recente portaria da SMT, será possível utilizar o National Transportation Communication for ITS Protocol ( NTCIP) entre as Centrais de Monitoramento de Trânsito e o Urban Traffic Control Management (UTMC) entre a Central de Controle de Semáforos e os controladores de campo.

Atualmente, estão disponíveis no mercado diferentes sistemas e equipamentos produzidos por diferentes fabricantes que visam suprir as necessidades em termos de sinalização, dispositivos e equipamentos de controle viário. Entretanto, são sistemas e equipamentos do tipo proprietário, isto é, onde o fabricante detém a exclusividade do fornecimento e, muitas vezes, da própria manutenção. Isto resulta em alto custo de ampliação, reposição e manutenção.

As vantagens da adoção de protocolos abertos e padronizados são:

INTEROPERABILIDADE

Os sistemas de diferentes fabricantes e que utilizem o mesmo protocolo podem ser integrados, ficando preservadas as funcionalidades disponíveis.

Não existindo um protocolo aberto e padronizado, a integração entre diferentes sistemas de diferentes fabricantes não seria possível.

INTERCAMBIABILIDADE

A utilização de um protocolo de comunicação aberto e padronizado permite que, dentro de um mesmo sistema, equipamentos de diferentes fabricantes e que utilizam o mesmo protocolo possam ser integrados ficando preservadas as funcionalidades disponíveis.

Sem a adoção de um protocolo aberto e padronizado continuaremos a depender de fornecimentos com exclusividade como ocorre atualmente nos centros de controle de semáforos.

Com os protocolos abertos e padronizados é possível que os sistemas das centrais da CET conversem com os da SPTrans, por exemplo, ou até com uma concessionária de rodovia que tenha também adotado o NTCIP. No caso dos sistemas de controle de semáforos em tempo real, o NTCIP deverá ser adotado como o meio de integração entre centrais e o UTMC (único protocolo para semáforo compatível com o sistema de controle semafórico Scoot, hoje utilizado em São Paulo) como o meio de comunicação entre a central e os controladores de campo.

Os sistemas existentes deverão ser avaliados quanto à viabilidade técnica e econômica de conversão para atendimento do novo padrão de protocolo NTCIP e UTMC.

Coordenadoria de Comunicação - SMT