SMT anuncia criação de motofaixa no corredor da Avenida Vergueiro

Começam na segunda quinzena deste mês as obras da faixa exclusiva para motocicletas no corredor das avenidas Vergueiro e Liberdade.

A nova motofaixa terá extensão de 3,5 km em cada sentido (7 km no total), vai ligar a Zona Sul, a partir da Avenida Lins de Vasconcelos, ao Centro da cidade, e servirá  como alternativa ao corredor da Avenida 23 de Maio (croqui anexo).

Avaliação da motofaixa da Avenida Sumaré
A decisão de criar essa faixa exclusiva foi tomada a partir da avaliação do desempenho da motofaixa das avenidas Sumaré/Paulo VI, implantada no final de 2006.  A adoção da primeira faixa exclusiva de motos do Brasil, que fez parte de inúmeras alterações viárias na região,  provocou uma série de mudanças naquele corredor.

  1. Aumento do número de motos que circulam pela Avenida Sumaré:  de acordo com medições feitas pela CET, o volume de motos saltou de 300 motos/hora, em 2005, para 480 motos/hora em 2008, o que corresponde a um crescimento de 60% do fluxo de motos em circulação naquela via.
  2. Segregação automóveis/motos: ao contrário do que ocorria antes, as motos agora ficam compartilhada em um mesmo espaço exclusivo, o que traz características únicas à operação da via.
  3. Adaptação do viário: a implantação da motofaixa foi feita junto com uma série de outras mudanças na Avenida Sumaré/Paulo VI.
    3.1        Abertura de dois novos cruzamentos (com a Rua Vanderlei e com a Rua Alves Guimarães);
    3.2        Instalação de semáforos nos novos cruzamentos;
    3.3        Mudança de sentido de transversais para criação de binários;
    3.4        Eliminação de vagas de estacionamento para liberação das faixas ao trânsito;
    3.5        Redução da largura das faixas para circulação de veículos em geral;
    3.6        Instalação de nova sinalização de advertência para pedestres.

Os números mostraram que a motofaixa proporcionou mais segurança e conforto para todos os veículos, reduzindo o número de acidentes, tanto  para as  motocicletas quanto  para carros.

Total de acidentes
Apesar do grande aumento do número de motocicletas em circulação na via -  somente no período entre 2007 e 2008 foi de 20% -, e do aumento constante da frota da Capital, desde o início houve queda percentual no número total de acidentes, com uma posterior  e significativa queda , tanto percentual, quanto em números absolutos.

Total de acidentes no eixo Sumaré/Paulo VI (total)

Total de acidentes no eixo Sumaré/Paulo VI (total)
2007 = 61
2008 = 61
2009 (1º sem) = 26 (projetando um total de 52 no ano todo)



Acidentes com carros
Ao analisar os números, isolando motos e carros, percebe-se uma redução  extraordinária na quantidade  de acidentes envolvendo carros  (diminuição de 50%), comprovando que a ausência de motos  circulando entre os veículos melhora a segurança dos motoristas de carros  e dos próprios motociclistas .   
 

Total de acidentes no eixo Sumaré/Paulo VI (envolvendo carros)

Total de acidentes no eixo Sumaré/Paulo VI (envolvendo carros)
2007 = 14
2008 = 7
2009 (1º sem) = 4 (projetando um total de 8 para o ano todo)
 

Acidentes com motocicletas
Em relação aos acidentes envolvendo motocicletas, em um primeiro momento
houve  uma diminuição proporcional , em face do grande crescimento da quantidade total  de motociclistas que passaram a utilizar o corredor. Enquanto o fluxo de motos no eixo Sumaré/Paulo VI cresceu 20% entre 2007 e 2008, o volume de acidentes cresceu 14%. Dessa forma, houve uma redução do número de acidentes por motocicleta em circulação.

Importante, ainda, salientar que, pós a adaptação inicial, a quantidade de acidentes envolvendo motos  continua sendo reduzida, não só  em números absolutos, mas também proporcionalmente, projetando para 2009 um patamar inferior ao registrado em 2007, conforme mostra a tabela abaixo.

Total de acidentes no eixo Sumaré/Paulo VI (envolvendo motos) 

Total de acidentes no eixo Sumaré/Paulo VI (envolvendo motos)
2007 = 47
2008 = 54  (aumento de 14% do número de acidentes, porém com aumento de 20% do número de motocicletas) 
2009 (1º sem) = 22 (projetando 44 para o ano todo) 
 

Próximos ajustes
No momento,  com a continuidade dos estudos, a CET está fazendo ajustes para  uma maior redução dos acidentes.

Já foram instalados dois radares fotográficos nos cruzamentos com a Rua Dr. Homem de Melo e a Rua Vanderlei, capazes de fiscalizar conversões proibidas. Os equipamentos aguardam a homologação do INMETRO para começar a operar. Também  foi instalado um radar de fiscalização de velocidade especificamente para as motos, que entrou em atividade em setembro de 2009.

Além disso,  foi autorizada a realização de obra  física  para adequação da curva próxima à Rua Apiacás, no sentido Pinheiros, para torná-la mais segura  (croqui anexo).

E toda a sinalização horizontal será reforçada para chamar mais a atenção de motoristas e motociclistas.

Características da motofaixa do eixo Vergueiro/Liberdade
Toda essa experiência foi aproveitada na concepção do projeto da nova motofaixa no eixo Vergueiro/Liberdade.  Ela ocupará a faixa da esquerda, junto ao canteiro central, e contará com o mesmo padrão de sinalização, seguindo os padrões de marcas e cores indicados no Código de Trânsito Brasileiro. Serão 8.240 m² de pintura de solo, 2.500 tachas refletivas no solo, 760 unidades de gradil, 480 placas de regulamentação/advertência e 70 placas de orientação. 

Para evitar interferências na faixa exclusiva de motos, serão suprimidas conversões à esquerda nos seguintes cruzamentos:

Sentido Centro
Av. Prof. Noé de Azevedo x Praça Dr. Teodoro de Carvalho;
R. Vergueiro x R. Joaquim Távora;
R. Vergueiro x R. Machado de Assis (retorno);
R. Vergueiro x R. Dr. Nicolau de Sousa Queirós.

Sentido Bairro
R. Vergueiro x R. Baltazar Lisboa. 

Os movimentos de conversão serão substituídos por  retornos de quarteirão, devidamente orientados por placas.

Também será instalada sinalização educativa no eixo Norte-Sul orientando os motociclistas para que utilizem a motofaixa do corredor Vergueiro/Liberdade.
 

Coordenadoria de Comunicação - SMT