Promoção da Cidadania

Promoção da Cidadania

Promover o acesso à cidadania é empoderar o cidadão a fim de que seja conhecedor de seus direitos e deveres, incentivando mudanças na sociedade e contribuindo para a efetivação dos direitos e deveres preconizados na lei.

 

Selo de Acessibilidade Digital

O site da SPTrans atendeu aos critérios nacionais e internacionais de acessibilidade, com a orientação da Comissão Permanente de Acessibilidade - CPA, sendo a primeira empresa da administração municipal a receber o Selo de Acessibilidade Digital.

No segundo semestre de 2022, houve a renovação do Selo de Acessibilidade Digital, reforçando o compromisso da SPTrans em promover a inclusão das pessoas que utilizam o sistema de transporte e os seus serviços também na esfera digital.

Site acessível em libras

O site da SPTrans possui a ferramenta Hand Talk que promove a tradução para a Língua Brasileira de Sinais do conteúdo em tempo real, tornando-o acessível em Libras. 

Ações nos Terminais

Campanhas de Vacinação

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, são realizadas campanhas de vacinação nos terminais de ônibus da Cidade de São Paulo, como por exemplo, as campanhas de vacinação contra doenças contagiosas como a gripe, H1N1, rubéola, caxumba, febre amarela, hepatite e poliomielite, além de ações de orientação contra o mosquito da  dengue, Aids e Hanseníase.

Cultura

O programa Cultura nos Terminais incentiva intervenções artísticas gratuitas nos terminais, como exposições e esquetes teatrais. Mais informações: http://www.sptrans.com.br/cultura-nos-terminais

Unidade Móvel de Cidadania LGBTI
Em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, a unidade móvel percorre os terminais da cidade, divulgando os serviços prestados pelos centros de cidadania LGBTI.

Campanha Ponto final ao abuso sexual nos ônibus de São Paulo

A Campanha orienta vítimas, testemunhas e operadores para uma rápida identificação e providências contra os abusadores.

A SPTrans realiza campanhas preventivas sobre abuso sexual em materiais afixados nos ônibus, terminais e publicados em seus perfis nas redes sociais.    

Posto de Apoio à Mulher

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Mobilidade e Transportes (SMT) e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e da SPTrans, inaugurou em março de 2021, o Posto de Apoio à Mulher localizado no mezanino do Terminal Sacomã. No local, mulheres vítimas de abuso sexual e violência doméstica têm acolhimento e atendimento qualificado.

Campanha Ponto Final ao Racismo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e da SPTrans, está empenhada e comprometida no combate ao racismo no transporte público. Uma amostra desse compromisso é uma ação permanente para incentivar o respeito e a cidadania. Para isso, no dia 4 de agosto de 2022, iniciamos a Campanha Ponto Final ao Racismo.

Maio Amarelo

Movimento de conscientização para alertar a sociedade sobre os altos índices de mortes no trânsito, a integração entre os modais e a segurança de pedestres. A SPTrans, ao longo do mês de maio, promove ações educativas e de conscientização para um trânsito mais seguro, atingindo todos os usuários do sistema viário, com o objetivo de envolver a sociedade na missão de reduzir os sinistros.

Semana da Mobilidade

A SPTrans participa todos os anos da divulgação sobre a evolução, estudos e  inovações tecnológicas no setor de transporte coletivo por ônibus em favor da mobilidade na cidade de São Paulo.

Andar de Ônibus em SP

Ação realizada em parceria com escolas públicas e privadas que busca incentivar o uso do transporte público e formar os passageiros do futuro, por meio de instruções sobre comportamento, segurança, cidadania nos coletivos e até dicas de como utilizar o Bilhete Único e fazer a integração com outros modais.

Campanha Sextou com S de Segurança

Campanha permanente, nas Redes Sociais da SPTrans, de segurança no sistema de transporte coletivo por ônibus que foi lançada em 24 de setembro de 2021,

Museu SPTrans dos Transportes

O Museu SPTrans dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla conta com extenso acervo sobre a evolução do transporte urbano. Mais informações: http://www.sptrans.com.br/museu-sptrans-dos-transportes/.

Fechado por tempo indeterminado, devido à reforma.

Museu Virtual do Transporte

No site da SPTrans é possível acessar o acervo de imagens históricas do Museu SPTrans dos Transportes. Mais informações: http://www.sptrans.com.br/museu-virtual

 

Frequência de Atualização:  Trimestral

Fonte: Assessoria de Marketing