Share

Perguntas Frequentes

1.O que é o Serviço de Atendimento Especial - Atende? 
O Serviço de Atendimento Especial, ou Atende, é uma modalidade de transporte gratuito, porta a porta, destinado às pessoas com deficiência física severa, com alto grau de dependência, que necessitam de transporte diferenciado. Os veículos do Atende são equipados com plataforma de elevação para embarque e desembarque e são adaptados para garantir conforto e segurança aos seus usuários.

Horário do serviço: o Atende funciona, das 7h às 20h, de segunda-feira a domingo.

Outras dúvidas sobre o serviço

 

Bilhete Único para Professor

1.O que é o Bilhete do Professor? 
O Bilhete do Professor é o meio pelo qual o professor que possui os requisitos necessários para adquirir o benefício obtém o desconto de até 50% nas passagens do Sistema sobre trilhos (Metrô e trens da CPTM).

Outras dúvidas sobre o Bilhete Único Professor

 

Novo Bilhete Único

1.O que é Bilhete Único? 
O Bilhete Único atual é um bilhete com múltiplas funcionalidades, que permite no mesmo cartão, créditos/cotas dos tipos Comum, VT e Estudante, nos formatos de cotas avulsas (dinheiro), para uso nas regras atuais, por exemplo: pegar até 4 ônibus com o pagamento de apenas uma passagem, e de cotas de tempo (mensal, semanal e 24 horas - diária), para uso nas regras estabelecidas para cada tipo de tempo adquirido. O Novo Bilhete Único pode ser utilizado nos ônibus, Metrô e trens da CPTM.

Outras dúvidas sobre o Bilhete Único

 

Bilhete Único Estudante/Carteira de Identificação Estudantil 

1. O que é a Carteira de Identificação Estudantil?
A Carteira de Identificação Estudantil é o meio pelo qual o estudante que possui os requisitos necessários para adquirir o benefício obtém o desconto de até 50% nas passagens de ônibus, Metrô e trens da CPTM.


Outras dúvidas sobre a Carteira de Identificação Estudantil


Gratuidade para Estudantes

 

Bilhete Único Gestante

1. Quem pode adquirir o Bilhete Único Especial Gestante?
As mulheres, a partir do 5º mês de gravidez, residentes no Município de São Paulo ou na Região Metropolitana, podem adquiri-lo para desembarcar pela porta dianteira dos coletivos, após o pagamento da passagem e o giro da catraca.

Obs.: Esse tipo de cartão não proporciona isenção tarifária.

Outras dúvidas sobre o Bilhete Único Gestante

 

Bilhete Único Idoso

1.O que é o Bilhete Único Especial - Idoso?
O Bilhete Único Especial - Idoso é o cartão utilizado no sistema de transporte coletivo urbano (Ônibus da capital, Metrô e trens da CPTM) pelas pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Nos coletivos ele permite que essas pessoas passem a catraca e utilizem, também, os assentos preferenciais disponíveis na parte traseira dos coletivos.

Outras dúvidas sobre o Bilhete Único Idoso

 

Bilhete Único Mãe Paulistana

1.O que é o Bilhete Único Mãe Paulistana?
É o Bilhete Único custeado pela Secretaria Municipal da Saúde, que garante a utilização do transporte coletivo do Município de São Paulo (ônibus, micro-ônibus, Metrô e CPTM) às gestantes participantes do Programa de Proteção da Saúde da Gestante e do Recém-Nascido.

Outras dúvidas sobre o Bilhete Único Mãe Paulistana

 

Bilhete Único Obeso

1.Quem pode adquirir o Bilhete Único Especial - Obeso?
Os usuários, residentes no Município de São Paulo ou na Região Metropolitana de São Paulo, cujo o IMC - Índice de Massa Corporal (calculado com a divisão do peso pela altura ao quadrado) for superior a 39,9. O peso e altura podem ser mensurados pelos atendentes dos postos, não há necessidade de apresentar atestado médico. O Bilhete deve ser utilizado para desembarcar pela porta dianteira do veículo após o pagamento e o giro da catraca. Esse tipo de cartão não proporciona isenção tarifária.

Outras dúvidas sobre o Bilhete Único Obeso

 

Bilhete Único Pessoa com Deficiência

1.O que é o Bilhete Único Especial - Pessoa com Deficiência?
O Bilhete Único Especial - PCD é o cartão utilizado no sistema de transporte coletivo urbano (ônibus da Capital, Metrô e trens da CPTM) pelas pessoas que se enquadram nos critérios diagnósticos de concessão estabelecidos na Portaria Intersecretarial SMT/SMS nº 001/11, de 02/12/2011. Acesse e faça seu cadastro.

Outras dúvidas sobre o Bilhete Único Pessoa com Deficiência



Bilhete Único Vale Transporte

1.O que é o Bilhete Único Vale-Transporte?
O Bilhete Único Vale-Transporte é o meio utilizado pelo empregador para antecipar valores relativos ao benefício a fim de garantir a sua parte no custeio das despesas de transporte de seus empregados, no percurso de ida e volta entre a residência e o local de trabalho. (Lei nº 7.418, de 16/12/1985, regulamentada pelo Decreto nº 95.247, de 17/11/1987).

Outras dúvidas sobre o Bilhete Único Vale Transporte

 

Inspeção Veicular

1.O que é necessário para registrar uma reclamação sobre o estado de conservação do veículo?
É necessario informar o prefixo - que fica na parte frontal - ou a placa do veículo pelo telefone 156, na Central de Atendimento ou pelo @sptrans

Outras dúvidas sobre a Inspeção Veicular

 

Linhas de Ônibus

1.Quais são os serviços executados pelo Planejamento Operacional das linhas de ônibus da Cidade de São Paulo?
• Mudança ou prolongamento de itinerário de uma linha;
• Criação de uma nova linha;
• Reprogramação de horários de uma linha. Para executar as intervenções acima, a SPTrans, por meio de sua área técnica operacional, realiza um estudo detalhado da proposta para comprovar a viabilidade da mudança, seja ela no viário ou alteração de itinerários, linhas ou horários.

Outras dúvidas sobre as Linhas de Ônibus

 

Pontos de Parada

1.Como devo proceder para solicitar a implantação, remanejamento ou a supressão de um totem ou abrigo próximo da minha residência, condomínio ou comércio?
Pelo site: www.sptrans.com.br/sac;

Por carta endereçada à SPTRANS – DT/SES - Rua Boa Vista, nº136 – São Paulo/SP – CEP 01014-000, onde deverá ser protocolada ou pelo Correio;

Pelo telefone: Central 156.

Nota: Para pedido de remanejamento ou supressão devido à obra/alteração de projeto, anexar planta baixa aprovada pela PMSP.

Outras dúvidas sobre os Pontos de Parada