Treinamento

Os condutores de transporte público receberão um treinamento para mudança de atitude em relação ao pedestre. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o pedestre tem a prioridade de passagem quando se encontra na faixa a ele destinada e também enquanto não concluir a travessia, mesmo que ocorra sinal verde para o veículo.

Para que essa regra seja prontamente aceita e respeitada pelo condutor, acostumado às tensões e pressões no trânsito, é fundamental que se conscientize a respeito da fragilidade do pedestre e da importância da comunicação entre os usuários da via, como, por exemplo, sinalizar as intenções para garantir mais segurança para todos.

Além disso, é preciso abordar no treinamento a necessidade do respeito ao direito de circulação de todos os cidadãos, independente de estarem dentro ou não de um veículo. Lembrar que, no trânsito, em algum momento todos são pedestres.

Os condutores de veículos de transporte público são, provavelmente, os que mais dirigem diariamente e, por isso, são profissionais de grande importância para o processo de mudança de comportamento em relação aos pedestres. Estes condutores detêm a responsabilidade diária de levar muitas pessoas em segurança aos seus destinos, e podem contribuir enormemente com a melhoria da qualidade de vida para toda a população.