Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV)

A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET – agora é responsável por todas as atividades do Departamento do Sistema Viário – DSV, de acordo com o Decreto 60.982, de 30 de dezembro de 2021 .

Para a população, não muda nada. Os sites, links, portal 156 e endereços já utilizados, rotineiramente, para a apresentação do condutor e defesa e acompanhamento dos recursos de multa, notificações, cadin, pagamentos diversos, autorizações para transportes de fretamento, carga superdimensionada e produtos perigosos, isenção rodízio, emissão de cartões de estacionamento do Idoso e Defis, e demais autorizações, permanecem da mesma forma.

Além disso, as autorizações, licenças, notificações, normas, contratos, convênios e atos administrativos expedidos pelo DSV permanecem válidos até o vencimento; bem como todos os talonários serão válidos até serem substituídos pela CET.

O que é o DSV?

O Departamento de Operação do Sistema Viário é o órgão responsável pelo trânsito na cidade de São Paulo. Suas divisões são: Autorização (DAUT); Certidões (DCERT); Transportes de Carga (DTC) e Suporte à Fiscalização do Trânsito (DSUP).
 

Qual é a função do DSV?

O DSV propõe melhorias e regulamenta o sistema viário da cidade de São Paulo, estuda e promove medidas de segurança e rendimento, fiscaliza o contrato com a Companhia de Engenharia de Tráfego - CET, emite pareceres sobre projetos de edificações e equipamentos urbanos que possam interferir significativamente no tráfego e emite autorização de uso de vias públicas para intervenções particulares, dentre outras atividades.

O órgão é responsável por administrar o processamento de autuações de trânsito, fazer a gestão de equipamentos eletrônicos de fiscalização e analisar os expedientes de defesas e recursos de penalidades, advertência e indicação do condutor.

É também atribuição do DSV conceder autorizações especiais para veículos, como Cartão de Estacionamento para Idoso,Cartão DeFis, Transporte por Fretamento, Isenção de Rodízio para Pessoa com Deficiência, Cadastro de Caminhões e Transporte de Produtos Perigosos e de Carga Superdimensionada.
 

DSV Digital

O DSV DIGITAL é uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo - SMT, através do Departamento de Operação do Sistema Viário - DSV, para viabilizar o atendimento mais ágil e simples aos proprietários de veículos.

Através deste canal, você pode realizar em casa os seguintes serviços:
- Indicação de Condutor
- Defesa da Autuação
- 2ª via de Notificações de Autuação
- 2ª Via de Auto de Infração de Trânsito - AIT
Clique aqui para acessar o DSV DIGITAL 

Quais serviços eu posso fazer sem sair de casa?

Solicitação via Portal SP 156:

Veículos/Multas
- Consulta de Multas de Trânsito
- Consulta de Multas da Inspeção Veicular
- Consulta as Defesas de Autuação
- Consulta aos Recursos de Multas
- Consulta aos Recursos CADIN
- Consulta e Impressão de Autos de Infração de Trânsito
- Consulta e Impressão de Notificação da Autuação
- Consulta e Emissão de Documentos para Pagamento
- Indicação de Condutor
- Defesa da Autuação
- 2ª via de Notificações de Autuação
- 2ª Via de Auto de Infração de Trânsito - AIT

Autorizações Especiais
- Cartão de Estacionamento para Idoso
- Cartão DeFis (Pessoas com Deficiência)
- Transporte por Fretamento
- Isenção de Rodízio para Pessoa com Deficiência
- Cadastro de Caminhões
Transporte de Produtos Perigosos

Quais os outros serviços do CET/DSV?

- Vistas a processos (podem ser feitas através do e-mail scr@prefeitura.sp.gov.br)

- Transporte de Carga Superdimensionada


Quais são os postos de atendimento do CET/DSV?

As solicitações devem ser feitas diretamente pela internet através do Portal SP 156. Não haverá atendimento presencial.