Share

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um programa do governo federal criado em outubro de 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica por meio de cursos gratuitos.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), por meio dos Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATes), oferece atendimento aos beneficiários do seguro desemprego, trabalhadores, desempregados, estudantes, beneficiários de programas sociais, realizando as pré-matrículas nos cursos do Pronatec.

As vagas oferecidas nos CATes são na modalidade “Pronatec Trabalhador” para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), de 160 horas, no mínimo. As pré-matrículas são abertas somente após a homologação dos cursos pelo governo federal e quando as vagas são publicadas no sistema do MEC pelas unidades ofertantes.

Na ausência de oferta de cursos do Pronatec, o trabalhador segurado (solicitante do seguro desemprego) não tem a necessidade de frequentar outros cursos, para obtenção das parcelas do seguro desemprego.

Saiba mais sobre o Pronatec Trabalhador 

Mais informações no site: http://portal.mec.gov.br/pronatec