Secretária Aline Cardoso e Prefeito Bruno Covas visitam agricultores da zona sul da cidade

Ação teve como objetivo discutir políticas de segurança alimentar na capital

A secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, e o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, visitaram, nesta quarta-feira (23), o distrito de Parelheiros, para discutir agricultura familiar e Segurança Alimentar (SAN). O primeiro local visitado foi a Pousada Águias da Serra, onde fica o Borboletário. O parque está localizado dentro do novo Polo de Ecoturismo de São Paulo, uma área de proteção ambiental do Parque Estadual da Serra do Mar. No final, as autoridades se reuniram para discutir sobre o polo turístico da região.


O segundo ponto da visita foi a Chácara Orgânica do Sr. Mauri, onde ocorreu a assinatura do Termo de Cooperação entre a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), por meio do Projeto Ligue os Pontos, e a AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), para instalação de um pátio de compostagem de resíduos. A área produzirá adubo para agricultores familiares, que fornecem alimentos orgânicos para a merenda escolar.


A implantação de pátios de compostagem descentralizados cumpre a meta de reduzir a quantidade de lixo enviada para os aterros sanitários, prevista no Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Haverá redução dos custos de produção, além de ser uma alternativa para o uso de fertilizantes químicos, sobretudo por se tratar de uma área de proteção aos mananciais.


Também participaram da visita os secretários de Educação, Alexandre Schneider, Urbanismo e Licenciamento, Heloisa Proença e Adjunto, Marcos Campagnone, Prefeituras Regionais, Marcos Penido, Presidente da Amlurb, Edson Tomaz, Diretor de Turismo da SPTuris, Eduardo Colturato, Prefeito Regional de Parelheiros, Adailson de Oliveira e Gestor da Área de Proteção Ambiental Bororé-Colônia/SVMA, Ricardo Rodrigues de Oliveira e o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), Aurélio Costa.

Ligue os Pontos


Lançado em novembro de 2017, o principal objetivo do programa é fortalecer os produtores da região da zona sul de São Paulo, evitando que áreas cultiváveis sejam tomadas pela urbanização e coloquem em risco a segurança hídrica da cidade. Com o aumento da compra de produtos da agricultura familiar, a SMTE está implementando a política de SAN e combate ao desperdício de alimentos.

Casas de Agricultura

A SMTE também administra o Departamento de Agricultura, responsável pelas duas Casas de Agricultura Ecológica (CAEs), localizadas nas regiões leste e sul da capital, cada uma. A CAE promove o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) junto aos agricultores.


A CAE de Parelheiros disponibiliza uma câmara fria para o armazenamento dos alimentos, além de oferecer uma estufa onde são cultivados diversos tipos de plantas medicinais e hortaliças. Há ainda o viveiro onde são armazenadas mudas frutíferas e ornamentais para reflorestamento de áreas degradadas, por meio das espécies nativas da região, que são distribuídas gratuitamente aos produtores e à população. Cerca de 5.500 mudas, produzidas pela Prefeitura de São Paulo, foram doadas nos últimos doze meses.


Na zona leste, com a expansão das hortas urbanas, geralmente localizadas sob as linhas de transmissão de energia (Eletropaulo), adutoras da Sabesp, além das espaços públicos cedidos pelas Prefeituras Regionais, a CAE do Parque do Carmo atende um produtor com perfil diferente, mais urbano do que rural, e também atua com o objetivo de dar assistência técnica para análise do solo e cultivo de hortaliças, frutas, flores e plantas durante todo o processo produtivo, desde o preparo do solo até a comercialização dos produtos.

Por: Damaris Rodrigues
damasouza@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMTE nas redes sociais