Centro Cultural Cidade Tiradentes recebe repasse de R$ 1,5 milhão

Equipamento cultural e de qualificação, na zona leste, recebeu 140 mil visitantes, no ano passado

As secretarias municipais de Trabalho e Empreendedorismo e de Cultura celebraram, nesta quarta-feira (23), a repactuação de convênio com o Ministério da Cultura. A medida garante a liberação de R$ 1,5 milhão para o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, na zona leste da cidade. Os recursos serão aplicados na aquisição de novos equipamentos.

Durante a cerimônia, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, celebrou a repactuação, pois “faz parte de um amplo processo de revisão de convênios e contratos que estamos promovendo no Ministério da Cultura, com o objetivo de destravar recursos e ampliar a eficiência. Quem sai ganhando é a sociedade". Segundo o secretario adjunto de Trabalho e Empreendedorismo, os recursos irão contribuir para a continuidade dos trabalhos na área de qualificação profissional. “A economia criativa é um dos focos da SMTE por ser uma das vocações de São Paulo. Esse trabalho vai permitir a inclusão de diversos grupos, principalmente, os de maior vulnerabilidade, além da geração de renda e trabalho”, afirmou Pedro Somma. O secretário André Sturm esteve presente na assinatura do convênio.

O CFCT foi inaugurado em 2012 e teve média de 140 mil visitas em 2017. O equipamento é administrado pela Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, órgão ligado à SMTE. Atualmente, atende 15 mil pessoas em oficinas e atividades culturais, além de cursos profissionalizantes para formação de técnicos em iluminação, sonoplastia e maquiagem cênica, entre outras atividades ligadas à economia criativa. O prédio de 7 mil metros quadrados conta também com salas de cinema e de teatro, com ingressos gratuitos à população.

Segundo a coordenadora-geral do centro cultural, Katiuscia Martin, parte dos recursos vai para aquisição de mobiliário e computadores e o restante, para o suporte de cursos com a compra de novos equipamentos até o final deste ano. “Vamos conseguir equipar de maneira adequada o nosso teatro, o que dará melhor subsídio aos estudantes de iluminação cênica, técnico de som, maquiador, entre outros.Com esse novo convênio, conseguiremos atender a demanda reprimida por cursos de música e dar início ao nosso projeto de ter uma orquestra”, ressalta.

 

Por: Solange Borges
solpereira@prefeitura.sp.gov.br

Siga a SMTE nas redes sociais