Alimentos de baixa qualidade nutricional representam 30% da dieta dos brasileiros

Consumo de produtos processados aumenta risco de obesidade e outras doenças

     

 

 

      A qualidade nutricional da dieta da população brasileira é baixa, aponta estudo publicado pela revista científica Public Health Nutrition. Cerca de 30% dos alimentos consumidos no país é de produtos processados, com adição de sal, açúcar ou óleo para aumentar o tempo de conservação; e ultraprocessados, como biscoitos, salgadinhos, refrigerantes e pratos congelados.

     O estudo avaliou a dieta de 32.898 brasileiros e apontou que 58,1% das calorias são oriundas de alimentos não processados ou minimamente processados, 10,9% de temperos, 10,6% de comida processada e 20,4% dos ultraprocessados.

     Para uma dieta equilibrada nutricionalmente, recomenda-se o consumo em grande quantidade de produtos in natura, como frutas, verduras, leite e ovos, e os pouco processados, como grãos e farinhas. Quanto mais distante da versão in natura dos alimentos, pior é a qualidade da dieta e maior é o risco de ganho de peso e aumento dos níveis de colesterol e diabetes.

     No Brasil, a baixa qualidade da dieta tem se mostrado um problema. Entre 2006 e 2016, o número de pessoas diagnosticadas com diabetes cresceu 61,8% e o de obesos aumentou 60%, segundo a pesquisa Vigitel (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde. Os dados também revelam que o problema atinge em maior quantidade a população de baixa renda e menor escolaridade.


Segurança alimentar municipal

     A OMS (Organização Mundial da Saúde) defende a redução de alimentos ultraprocessados para o aumento da qualidade nutricional e a redução da epidemia de obesidade na América Latina. Para isso, recomenda a criação de ambientes alimentares que favoreçam escolhas mais saudáveis. Indo nessa direção, a Prefeitura de São Paulo lançou o Programa Alimento Saudável, em novembro do ano passado.

    A medida integra diversas ações da administração municipal que buscam aumentar a oferta de alimentos de qualidade e implementar uma política de segurança alimentar para a população. O Programa Alimento Saudável ampliou a compra de produtos da agricultura familiar e de orgânicos in natura para a redução de alimentos processados na merenda escolar. Além disso, criou o aplicativo Prato Aberto e a irá implantar mais 200 hortas pedagógicas em escolas.

 

Por:Rodrigo Melo   rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br