Programa dá início à capacitação de jovens em inovação tecnológica

Participantes terão treinamento nos FabLabs para formação profissional e desenvolvimento de projetos

Por: Rodrigo Melo
rodrigomelo@prefeitura.sp.gov.br 

Aconteceu nesta segunda-feira (08), a aula inaugural do programa Rede FabLab Livre, que vai capacitar jovens de baixa renda para inovação tecnológica e prepará-los para o mercado de trabalho. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) em parceria com as Secretarias Municipais de Inovação e Tecnologia (SMIT) e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

Os jovens receberão uma bolsa de R$ 493,70 durante todo o período de capacitações. Os treinamentos acontecerão nas unidades dos Laboratórios Públicos de Fabricação Digital (FabLabs), que são centros públicos de pesquisa e de produção tecnológica que utilizam equipamentos de última geração como impressoras 3D, cortadora a laser, cortadora de vinil e outros maquinários que produzirem objetos como mobiliário, drones e próteses.

Durante seis meses, eles receberão formação em eletrônica, programação, fabricação digital e temas relacionados à área. O objetivo é que os jovens aprendam a operar as máquinas dos laboratórios. Também haverá atividades sobre direitos humanos, mercado de trabalho e desenvolvimento de projetos, que serão apresentados ao final do projeto.

Ainda no primeiro mês de atividades, os jovens terão a oportunidade de participar da Campus Party Brasil 2018, evento de tecnologia, ciência e cultura nerd, que acontece entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro, no Anhembi, em São Paulo. O evento terá entre seus palestrantes Steve Wozniak, cofundador da Apple.

Fab Lab Livre

Maior rede de laboratórios públicos de fabricação digital do mundo, os Fab Labs são inspirados na filosofia da Cultura Maker (Faça Você Mesmo). Com espaços totalmente gratuitos, os locais têm tecnologia de ponta para o desenvolvimento de ideias e projetos. A cidade de São Paulo conta com 12 unidades dos laboratórios, onde são oferecidos mais de 30 tipos de cursos e oficinas, como os de modelagem 3D, eletrônica e fabricação de projetos. O Fab Lab também dispõe de equipamentos avançados como impressoras 3D, fresadoras e cortadoras a laser.

Siga a SMTE nas redes sociais