Profissão Cidadão capacita 81 profissionais nas áreas de panificação e confeitaria

A formatura foi realizada na sede da SINDIPAN, com a presença da secretária adjunta de Trabalho e Empreendedorismo, Juliana Ribeiro

Por Danilo Guerra

Na tarde desta quarta-feira, 18/10, 81 alunos formandos do programa Profissão Cidadão receberam seus certificados para atuar nas áreas de panificação, confeitaria e pizzaiolo. O evento, realizado na sede da Associação e Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (SINDIPAN), contou com a presença da secretária municipal adjunta de Trabalho e Empreendedorismo, Juliana Ribeiro.

A capacitação, que aconteceu no último mês de setembro, foi oferecida gratuitamente nas Prefeituras Regionais do Jabaquara e São Miguel Paulista, em parceria com o Centro Paula Souza (CPS) e o Programa Via Rápida Emprego, do governo estadual. Nos locais, foram disponibilizadas carretas móveis para atender três turmas divididas entre os períodos matutino, diurno e noturno, com cerca de 20 alunos em cada horário.

 

Alunos da Prefeitura Regional do Jabaquara comemoram uma nova formação

Mais de 70% dos participantes concluíram o curso e a professora Maria Regina Veloso, que ministrou aulas de panificação na Prefeitura Regional do Jabaquara, credita o engajamento dos alunos às oportunidades que o mercado disponibiliza nesses segmentos. “O curso de panificação oferece um mercado amplo para quem quer seguir nessa área. Tenho ex-alunos que estão empregados em padarias, confeitarias e até mesmo montando negócios próprios”, confirma a docente.

A aluna do curso de panificação e confeitaria, Juliana Couto, conta que a formação foi importante para ganhar experiência técnica antes de ingressar profissionalmente na área. “O curso me deu mais conhecimento em confeitaria, uma atividade que eu já me interessava. Mas foi importante aprender sobre as técnicas de panificação, um conhecimento que também vai agregar em meu currículo”, afirma a aluna de 25 anos.

 

A aluna Juliana Couto recebe o certificado do curso de panificação e confeitaria

O ‘Profissão Cidadão’ é um programa da prefeitura de São Paulo, coordenado pela Secretaria do Governo Municipal (SGM), cujo objetivo é promover inclusão socioeconômica por meio de qualificação técnica e profissional. O projeto tem a parceria de entidades como o governo estadual, o Sebrae, o Centro Estadual de Educação e Tecnologia Paula Souza e instituições do terceiro setor. Integram o programa as secretarias municipais de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) e de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Até o momento, o projeto capacitou mais de 500 alunos em diversos segmentos profissionais.

Além da secretária adjunta Juliana Ribeiro, estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente do Sindicato da Indústria dos Panificadores e Confeiteiros de São Paulo, Carlos Elias Perregil, o professor Wagner Pereira Tito, representante do Centro Paula Souza, o prefeito regional de São Miguel Paulista, Edson Mello, a prefeita regional do Jabaquara, Maria de Fátima Fernandes, a coordenadora de proteção social Maria Aparecida Acunzo Forli, representando a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o secretário especial de Relações Governamentais (SERG), Milton Flavio Lautenschlager.

Confira mais fotos da formatura no link a seguir: https://goo.gl/2ENPrD
 

Siga a SMTE nas redes sociais