Primeira turma do Programa Profissão Cidadão recebe certificado de capacitação em São Paulo

Por Andréa Garbim

Na última sexta-feira, 11, a secretária adjunta de Trabalho e Empreendedorismo, Juliana Ribeiro, esteve presente na formatura da primeira turma do Programa Profissão Cidadão, para a entrega dos certificados dos cursos de Camareiro, Bartender e Garçom, na Escola de Gastronomia, Hotelaria e Turismo João Dória Júnior, instalada na CNTur (Confederação Nacional de Turismo).

O principal objetivo do programa Profissão Cidadão é promover a inclusão social, por meio da qualificação técnica que produza novas oportunidades de trabalho, empreendedorismo e geração de renda. A iniciativa conta com a parceria dos governos estadual e municipal, do Sebrae, do Centro Estadual de Educação e Tecnologia Paula Souza e de entidades do terceiro setor.

Realizada na sede do Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurante de São Paulo, a cerimônia contou com as presenças do secretário municipal de Relações Governamentais, Milton Flávio, da professora do Centro Paula Souza, Clara Magalhães, além do prefeito regional de Santo Amaro, Francisco Roberto Arantes, do assessor de gabinete da secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Cesar Hernandes, do presidente do Sindresbar, Wilson Luiz Pinto e do diretor da Sindhoteis, Ivan Baldini. Representando os professores da carreta móvel Via Rápida Emprego, a professora Marina Gimenez.

A secretária adjunta, Juliana Ribeiro, falou sobre a importância da atuação do Profissão Cidadão e do Trabalho Novo. “Nós já tínhamos iniciado o programa Trabalho Novo (que visa a recolocação de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho), mas faltava a parte da qualificação. Com esse programa, nós conseguimos fechar esse ciclo – que é ajudar as pessoas a se qualificarem para serem inseridas no mercado de trabalho”.

Juliana também lembrou uma das vocações da capital paulista para o desenvolvimento econômico. “Nós somos o principal destino turístico de negócios do Brasil, mas a ideia é que sejamos referência em outras áreas. E esse programa chega como uma oportunidade para as pessoas se capacitarem em um segmento que a gente tem tendência a crescer e gerar bons empregos”.

O presidente do Sindresbar falou sobre a parceria da entidade com a Prefeitura. “Por meio das parcerias, oferecemos diversos cursos de capacitação e é muito importante que as pessoas passem sempre por essa renovação, porque o mercado de turismo cresce constantemente”.

Anderson Alves da Costa, 15, não conseguiu o primeiro emprego ainda, mas acaba de concluir a capacitação para melhorar o currículo. O jovem participou do curso de Bartender com duração de um mês. “As aulas foram muito ricas em informação. Aprendi a fazer coquetéis bem diferentes, na medida exata, além de ter tido a oportunidade de melhorar a comunicação com as pessoas, o que é essencial na área”.

Dos 45 alunos que se formaram, três vieram da Angola e moram há um ano no Brasil. Mayela Mbumba, Nzuzi Lema e Emília Eduardo Biquete fizeram o curso de Camareira e estão animadas com a oportunidade em trabalhar em hotéis brasileiros.

Foto: SindResbar

A coordenadora do projeto Profissão Cidadão, Bia Venturini, explicou que o projeto nasceu de uma vontade da atual gestão. “Proporcionar capacitação técnica para todos os moradores da cidade de São Paulo, no sentido de ampliar as possibilidades de emprego e geração de renda é o objetivo do programa Profissão Cidadão”.

Todas as pessoas com mais de 16 anos de idade podem participar do programa Profissão Cidadão. Os interessados devem se inscrever pessoalmente nas Prefeituras Regionais da Penha, Jabaquara, Vila Maria, São Miguel Paulista e Cidade Ademar, de acordo com a disponibilidade de vagas de cada unidade.

Ainda neste ano, o Profissão Cidadão oferecerá aos munícipes mais mil vagas, por meio do programa Via Rápida Emprego, e outras mil por intermédio do Sebrae-SP. Servidores públicos também terão a oportunidade de acesso a 1.500 vagas para ensino a distância de capacitação técnica.

Siga a SMTE nas redes sociais