Economias alternativas estão no foco da nova secretária para geração de trabalho e negócios

Durante a cerimônia de posse, a titular apontou caminhos para a capital gerar oportunidades junto ao segmento das startups

Por: Solange Borges

Com olhar na inclusão social e na busca por colocar os temas do trabalho e empreendedorismo sintonizados com a evolução tecnológica, a nova secretaria municipal do Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, tomou posse hoje, 20, na sede da Prefeitura de São Paulo. Formada em Relações Internacionais, segmento em que atuou por 15 anos, a secretária se licencia da Câmara Municipal de São Paulo para conduzir uma pasta atuante em várias frentes.

A SMTE administra 25 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Emprendedorismo (CATe), 16 mercados municipais, mais de 800 feiras livres, equipamentos na área da educação como a Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti, entre outros equipamentos.

Para o prefeito João Dória, que enalteceu os seis meses de atuação do vereador Eliseu Gabriel, enquanto esteve à frente da
SMTE, a secretária terá grandes desafios. “Assim como o seu antecessor nos ajudou na implementação de importantes programas como o Empreenda Fácil e o Trabalho Novo, que hoje atingiu a marca de mais 1 mil vagas de emprego, a secretária Aline trará contribuições pela atuação que já teve nas áreas pública e privada”, disse.

Para a titular da pasta, a sintonia com a atual gestão, que tem também foco na geração de trabalho e emprego, além de oferecer condições para o empreendedorismo na cidade, auxiliará em sua atuação. “Por ser uma secretaria de ampla atuação, os desafios serão grandes, mas pretendo priorizar soluções para minimizar o drama do desemprego. Na qualificação profissional, por exemplo, precisamos quebrar paradigmas, olhando para o futuro e para a transformação do emprego”. Aline argumenta ser necessário auxiliar na volta da população ao mercado de trabalho. “A qualificação deve ser em áreas que supram as atuais necessidades da cidade, que valorizem as vocações de São Paulo, assim como para as novas economias como a digital, colaborativa, solidária, criativa e verde, que ainda não foram exploradas pelo poder público e podem ser geradoras de oportunidades”.

Negócios - Para o empreendedorismo, em que a SMTE tem ações junto a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), a secretária, pretende encontrar mecanismos para não perder empreendedores para outras cidades. “Queremos que eles cresçam e se estabeleçam em São Paulo, contribuindo para geração de negócios na capital. Pretendemos atuar fortemente pela melhoria dos índices que posicionam a capital em rankings mundiais de empreendedorismo e de startups, em que perdemos posições nos últimos anos. Temos já contatos de uma rede internacional de apoiadores de startups que podem contribuir para o crescimento dessa nova geração de empresas e também para aprimorar a gestão municipal”, projeta.

Aline, que no legislativo já tem iniciativas voltadas à valorização e empoderamento da mulher, principalmente no mercado de trabalho, reforçou o compromisso de manter o olhar diferenciado para esse grupo. “A visão deve ser global para a cidade a fim que ela cresça a médio e longo prazo de forma sustentável, mas não podemos nos esquecer de grupos específicos. A desigualdade de gênero também será uma bandeira desta pasta, visto que ainda precisamos ter mais mulheres em conselhos, com maior destaque nas áreas pública e privada”.

Estiveram também presentes ao evento o vice-prefeito, Bruno Covas, a secretária adjunta de Trabalho e Empreendedorismo, Juliana Natrielli, os secretários municipais de Governo, Julio Semeghini, da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, de Mobilidade e Transporte, Sérgio Avelleda, da Fazenda Caio Megale; o deputado estadual Marcos Zerbini, vereadores Eduardo Tuma, Fabio Riva, Caio Miranda, entre outras autoridades.

Mais fotos aqui

 Siga a SMTE nas redes sociais