Em parceria com McDonald´s, Trabalho Novo já emprega pessoas em situação de rua

Programa cria oportunidades para reinserir essa população no mercado de trabalho

Por: Solange Borges

O prefeito João Doria anunciou hoje, 17, dentro do Programa Trabalho Novo, mais uma parceria contemplando pessoas em situação de rua. O objetivo é o de reinserir esse contingente no mercado de trabalho. Serão, inicialmente, 100 vagas de emprego na rede de lanchonetes McDonald´s, sendo que seis já começaram as atividades na capital. O Programa tem ação direta das Secretarias de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) e Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

O prefeito enfatizou os esforços da gestão na área social com olhar para as pessoas em situação de rua, destacando 5,5 mil vagas de emprego, na primeira fase do Programa, a transformação dos albergues em Espaço Vida, e o Centro Temporário de Atendimento, com previsão de entrega da primeira unidade na região central, em abril. “O McDonald´s está dando um extraordinário exemplo com os 100 novos empregos. Esses trabalhadores receberão treinamento, liderados pela Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo e pretendemos atingir a meta de 20 mil empregos a este público, até o final deste ano”, salienta Doria.

O secretário Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, presente na cerimônia em uma loja da do McDonald´s na região central da cidade, momento em que foram apresentados os funcionários já contratados, ratificou o comprometimento da pasta com a ação. “Como estamos lidando com um público vulnerável, que necessita de uma série de ações como carteira de trabalho, apoio psicológico, qualificação, a nossa Secretaria está empenhada em proporcionar todo suporte possível. Eles precisam se sentir confiantes para voltar ao mercado de trabalho”, ressaltou Eliseu.

O secretário reforçou outra etapa de ações de geração de renda para esse público, que é a de torná-los microempreendedores individuais (MEIs). “Por meio de parceria com grandes empresas, os MEIs poderão trabalhar em atividades como a venda de sorvete (com carrinhos) em praças e parques. Nossa equipe técnica já iniciou visitas em centros de acolhidas para orientar e iniciar as tratativas de formalização”, completou Eliseu Gabriel.

Para Fernando Medeiros, 36 anos, que vive em albergue e é pai de cinco filhos, a nova oportunidade mudará sua vida. “Voltei a ser pai e posso oferecer algo a eles. Principalmente, voltou a minha dignidade, pois nem conseguia erguer a cabeça. Fiquei emocionado como fomos bem recepcionados pelos funcionários do McDonald´s, e isso já mudou a minha perspectiva de futuro”.

Participaram também do evento Sonia Francine, secretária da SMADS; Anderson Pomini, da Justiça; Fábio Santos, da Comunicação; os secretários adjuntos Juliana Natrielli Medeiros Ribeiro dos Santos (SMTE) e Filipe Sabará (SMADS); Paulo Camargo, presidente do McDonald´s no Brasil, entre outras autoridades.

Siga a SMTE nas redes sociais