Alimentação e cidade: um novo sentido ao desenvolvimento

Por Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan)

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan) realizou no sábado, 2, uma roda de conversa sobre Alimentação e Cidade, no âmbito da VII Conferência Municipal da Cidade de São Paulo. O encontro foi precedido por conferências regionais preparatórias nas 32 subprefeituras e buscou levantar contribuições para pensar o desenvolvimento da cidade, propondo melhoria para todo o conjunto da população.

O tema do evento foi “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”. Estiveram presentes representantes da sociedade civil, segmentos dos movimentos populares, organizações sociais, instituições de ensino e pesquisa, iniciativa privada e do poder público.

Os participantes da roda de conversa também conheceram mais sobre o 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN), lançado pela prefeitura. Na ocasião, discutiram-se as estratégias para fortalecer, no nível local, a participação e controle social.

Com dinâmica bastante participativa, as pessoas presentes consideraram a realidade de sua região e refletiram sobre possíveis ações para favorecer a realização do direito humano à alimentação adequada na cidade. Entre as contribuições foram pautadas: importância da agricultura orgânica a preços justos, acesso à água e preservação das nascentes, incentivo ao consumo de fitoterápicos e brotos.

Siga a SDTE nas redes sociais