Compras Públicas e Sampa.Digital estiveram na pauta de reunião na Fecomercio

Por: Solange Borges

O secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique, e o presidente da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), Sérgio Miletto, estiveram hoje, 6, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) para participaram da reunião da Coordenadoria Sindical da Capital. O encontro reúne periodicamente representantes de sindicatos e entidades das áreas de serviços, atacadistas, varejistas, entre outros.

O secretário destacou que uma das principais estratégias da SDTE é fortalecer as micro e pequenas empresas, aprimorar a atuação dos microempreendedores individuais (MEIs) e com isso fomentar o desenvolvimento local. “A cidade de São Paulo agora possui um decreto voltado às compras públicas, que privilegia esse segmento na participação de licitações, por exemplo. A gestão vê as compras públicas como um investimento social e por estarem entre as maiores empregadoras do trabalho formal, as micro e pequenas precisam de apoio para ampliar o potencial de negócios”, destaca.

O decreto foi assinado em outubro de 2015 pelo prefeito Fernando Haddad e regulamenta no município de São Paulo o Estatuto Nacional da Micro e Pequena Empresa, disciplinando o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para essas categorias de empresas nas contratações públicas de bens, serviços e obras, valendo a regra para o âmbito da administração direta e indireta na cidade.

Miletto, por outro lado, apresentou ao público as vantagens do portal Sampa.Digital, lançado em janeiro deste ano em parceria com IBM, o Centro de Integração de Negócios (Integrare) e SDTE. “É uma ótima oportunidade que aproxima quem deseja comprar de quem precisa vender, além disso, é um espaço de informação sobre a área pública que também tem significativo potencial de negócios”, ressalta.

O Sampa.Digital foi desenvolvido na nuvem IBM, por meio de uma plataforma que reúne informações sobre micro e pequenas empresas, programas de fomento, entidades de apoio, investidores, além de um mapa para mostrar como todos esses participantes estão espalhados pela capital paulista. O Sampa.digital conectará o micro e pequeno empresário cadastrado com a oferta de compra pública do município de forma gratuita.

Compuseram também a mesa diretora o presidente e o vice-coordenador da Coordenadoria Sindical da Fecomercio (divisão Capital), respectivamente, Haroldo Piccina e George Chaade, e Paulo Roberto Feldman, conselheiro da Adesampa.

 Siga a SDTE nas redes