Janeiro é mês de aniversário do Mercadão

Prestes a completar 83 anos no próximo dia 25, o Mercado Municipal Paulistano é opção de lazer, gastronomia e cultura para brasileiros e turistas de todo o mundo.

Patrimônio histórico e cultural de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano, ou simplesmente Mercadão, como é mais conhecido, vai completar 83 anos no próximo dia 25, data em que se comemora também o aniversário da cidade.

Referência gastronômica e um dos principais espaços de convivência no centro da cidade, o mercado ocupa uma área de 12.600 m², com 266 boxes para oferecer ao público os mais variados produtos. Frutas exóticas, chocolates, vinhos, embutidos, doces, queijos, carnes e temperos estão entre os 40 ramos de atividade do local.

A comercialização de produtos é de aproximadamente 600 toneladas de alimentos por dia. Cerca de 50 mil pessoas circulam, durante a semana, pelo Mercadão, entre eles paulistanos e turistas de diferentes regiões do país e do mundo. Aos finais de semana e feriados o mercado chega a receber até 25 mil visitantes num só dia. Segundo pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo, em 2012, o Mercado Municipal é o 4º ponto turístico mais visitado em toda a cidade.

Para os atacadistas, 69 boxes hortifrutícolas estão abertos durante à noite, fazendo com que o mercado tenha movimento 24 horas por dia. O estabelecimento ainda conta com aproximadamente mil trabalhadores para atender o público.

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), através da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), está programando o calendário de atividades para comemorar a data, com divulgação em breve.

O Mercado Municipal Paulistano está localizado na rua Cantareira, 306, aberto ao público de segunda a sábado, das 6h às 18h. No atacado, funciona também de segunda a sábado, das 22h às 6h. Aos domingos e feriados o funcionamento é das 6h às 16h.

 

Siga a SDTE nas redes