Secretário Artur Henrique participa de evento sobre o Dia do Trabalho

Realizado pela UGT, encontro debaterá a Redemocratização no Brasil e encerra atividades nesta quinta-feira, 30

Por: Solange Borges

O secretário Municipal do Desenvolvido, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), Artur Henrique, representou o prefeito Fernando Haddad, hoje, dia 29, na abertura do Seminário Internacional do Dia do Trabalhador, que tem como tema: Trabalhadores (as) e os 30 anos de Redemocratização no Brasil. Realizado pela União Geral dos Trabalhadores - UGT, o evento ocorre até essa quinta-feira, 30, nas dependências do Novotel, zona norte da cidade.

Para o secretário Artur Henrique o evento é de grande importância por debater um tema que relembra as lutas de combate à ditadura militar. “Temos muitos desafios, pois nossa democracia é nova e há necessidade de avançarmos em seu fortalecimento. É imprescindível que os movimentos sindicais também debatam a democratização das relações do trabalho. Ainda temos muitas barreiras para concretizar nossas ações no ambiente de trabalho, por exemplo”, ressalta.

O titular da pasta aproveitou a ocasião para destacar ações da SDTE para o mês de maio como a 1ª Semana do Trabalho, Emprego e Renda, que será realizada no Vale do Anhangabaú, de 11 a 15/5, e a Caravana do Desenvolvimento Local e Trabalho Decente que percorrerá as 32 subprefeituras da capital paulista. “Precisamos debater mais o trabalho e renda para ampliar as políticas públicas no país. Com esses eventos vamos levar mais oportunidades aos trabalhadores e discutir as necessidades regionais”, reforça o secretário.

Amanhã o público acompanha mesas de debates com o tema Democracia, Instituições e Cidadania com palestras de Andreia Galvão, doutora em Ciência Sociais; Eduardo Fagnani, doutor em Desenvolvimento Econômico; Luciana Tatagiba; doutora em Ciências Sociais e o sociólogo e diretor e editor-chefe do jornal Le Monde Diplomatique Brasil, Silvio Caccia Bava.

Compuseram à mesa diretora na abertura, entre outras autoridades, o presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah; o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o secretario Nacional de Organização Politica Sindical da UGT, Chiquinho Pereira; juiz do Trabalho, Renato Sabino Filho e o professor José Dari Krein do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho - Cesit.

Siga a SDTE nas redes sociais