Evento no Anhangabaú oferecerá renegociação de dívidas, vagas de emprego e formalização de pequenos negócios

Por: Célio Soares e Miriam Boffo

Durante a semana de 21 a 27 de novembro, o Vale do Anhangabaú irá sediar um grande mutirão de atendimento ao cidadão. Numa área de aproximadamente 650m2, em frente ao prédio dos Correios, o evento “Acertando suas Contas” integrará vários serviços gratuitos nas áreas de trabalho, empreendedorismo, microcrédito e de renegociação de dívidas, oportunidade para que os consumidores terminem o ano com as contas em ordem e o nome limpo.

Promovido pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) e do Microempreendedor Individual (Semei), em parceria com a Boa Vista Serviços e Associação Comercial de São Paulo, o evento tem por objetivo aproximar cidadãos e empresas para a renegociação de dívidas, recuperação de crédito, intermediação de mão-de-obra; promover a formalização de profissionais que atuam na informalidade, assim como incentivar as práticas de educação financeira, por meio de palestras com orientações para o trabalho, consumo consciente e para o uso racional de crédito.

Durante os sete dias do “Acertando suas Contas”, das 09h às 19hs, os paulistanos poderão se cadastrar e verificar oportunidades de emprego, tirar Carteira Profissional e dar entrada no seguro-desemprego com os atendentes do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, da Semdet. Pessoas com deficiência e empregadores em busca de profissionais com esse perfil contarão com o atendimento de técnicos do Programa Inclusão Eficiente. A Secretaria também disponibilizará agentes do banco de microcrédito São Paulo Confia, para análise e concessão de financiamento ao microempreendedor, serviço que será oferecido também por agentes do Banco do Povo Paulista.

Na área da Semei, agentes de formalização do Microempreendedor Individual irão atender aos interessados em legalizar um pequeno negócio e sair da informalidade. As pessoas poderão esclarecer dúvidas sobre o programa do MEI, conhecer os benefícios da legalização, as normas e exigências da legislação municipal e, se for o caso, efetivar na hora o registro, de forma segura e sem nenhum custo. O objetivo da Secretaria é proporcionar a esses empreendedores a oportunidade de regularizar um negócio próprio com menos burocracia, passando a contar com as várias vantagens de atuar como MEI, entre elas, o acesso ao crédito, isenção de taxas e impostos e benefícios da Previdência Social.

Dívidas - O “Acertando suas Contas” será uma oportunidade para que o cidadão negocie seus débitos ativos - registrados na Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) - diretamente com o credor, sob condições especiais e sem intermediários. Várias empresas dos segmentos varejista, financeiro, concessionárias de telefonia e energia elétrica, entre outros, estarão à disposição para a renegociação de dívidas em aberto, com descontos que podem chegar a até 50%.

Para reforçar as ações de educação financeira do evento, será distribuída ao público a Cartilha do Orçamento Doméstico, que apresenta dicas para controle e organização do orçamento financeiro familiar, orientações para a regularização de restrições financeiras e de como proceder em caso de perda de cheques e documentos.

A expectativa dos organizadores é de que o evento receba aproximadamente 30 mil visitantes e que, pelo menos, 15 mil pessoas sejam encaminhadas para negociação de suas dívidas.


SERVIÇO:

Evento “Acertando suas Contas”
De 21 a 27 de novembro, das 09h às 19hs
Local - Vale do Anhangabaú, em frente ao prédio dos Correios