Vai Tec organiza encontro sobre empreendedorismo e tecnologia nas periferias

Programa dará 32 mil reais para projetos ligados à tecnologia

                         

A 3ª Edição do Programa Valorização de Iniciativas Tecnológicas (Vai Tec) promoverá mais um Encontro de Inspiração. Desta vez, o tema será "Empreendendo com tecnologia fora do centro". O evento acontece no dia 9 de maio, quarta-feira, às 17h45, na Estação Hack, centro de inovação do Facebook. A programação faz parte da primeira etapa do projeto.

O objetivo é apresentar as principais dificuldades e oportunidades para se empreender nos bairros de periferia da cidade de São Paulo, na área de tecnologia. O evento é aberto, gratuito e reúne uma série de atrações para despertar a atitude empreendedora nos jovens e orientá-los a se inscrever no Vai Tec.

A abertura das atividades contará com a palavra da secretária Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, e de Eduardo Lopes, diretor da Estação Hack. O painel principal contará com as participações de Nanda Carvalho, da rede social YouTrendz, de André Ribeiro, da startup de acomodações compartilhadas Diáspora Black, e, como mediador, o DJ Bola, da produtora cultural A Banca. Os participantes ainda vão poder conferir a oficina "Como tirar suas ideias do papel", oferecida pela plataforma de educação Mastertech.

"Uma das missões da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo é ajudar na descoberta, no desenvolvimento e na capacitação de talentos, para que possam explorar suas habilidades e transforma-las em negócios. Por isso, apoiar jovens de periferia a entrar na mundo da inovação e da tecnologia, fazendo disso uma geração de renda, é algo muito importante dentro desse processo", afirma Aline Cardoso, secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo.

As vagas para o evento são limitadas a 100 pessoas. Para se inscrever, acesse https://bit.ly/2HP8HMB. O encontro também oferece aos participantes refeição de boas-vindas, brindes e auxílio-transporte para aqueles que moram fora do centro da cidade, com o pagamento do reembolso das passagens.

Capacitação e próximas fases

Reformulada, esta edição do Vai Tec tem foco em capacitação e conta com quatro fases. Seu objetivo é apoiar empreendedores jovens de baixa renda a transformar ideias inovadoras em negócios tecnológicos sustentáveis.

Após os Encontros de Inspiração, a segunda etapa, chamada Ideação, terá oficinas para fomentar o desenvolvimento de ideias de negócios, a colaboração entre empreendedores e a formação de equipes. Serão 300 vagas para essa fase.

Na Validação, terceira etapa do programa, os jovens terão capacitação para tirar as ideias do papel. Os 72 projetos selecionados para essa fase terão acesso à mentoria para modelar e validar plano de negócio, produto, mercado e proposta de valor.

Por fim, a quarta etapa será a Pré-aceleração, com duração de seis meses e acompanhamento de produtos e serviços inovadores e que utilizam tecnologia como parte essencial do modelo de negócios. Serão selecionadas 24 iniciativas para essa fase, que contará com mentoria com especialistas, aulas de gestão, estímulo ao networking e apoio financeiro de até 32 mil reais para desenvolvimento e fortalecimento dos empreendimentos.

O Vai Tec é uma iniciativa da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), que opera em colaboração com a Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE). Para mais informações e inscrições para o encontro, acesse www.vaitec.com.br.


SERVIÇO

Programa Vai Tec (Etapa 1)
Encontro de Inspiração - Empreendendo com tecnologia fora do centro
Dia: 09/05/2018
Hora: 17h45
Local: Estação Hack (Facebook)
Endereço: Avenida Paulista, 1374, 5º andar
Inscrições: https://bit.ly/2HP8HMB

Programação:

17h45: Recepção e Networking
18h: Abertura:
- Eduardo Lopes, diretor da Estação Hack;
- Aline Cardoso, secretária Municipal de Trabalho e Empreendedorismo.
18h20: Oficina prática de "Como tirar suas ideias do papel", com a Mastertech
19h20: Painel sobre as dificuldades e oportunidades de se empreender com tecnologia fora do centro
- Nanda Carvalho, da YouTrendz;
- André Ribeiro, da Diáspora Black;
- Mediação: Dj Bola da A Banca produtora cultural.
20h: Debate com o público
20h30: Encerramento