Sala dos Sentidos, na Tenda do Trabalhador, revela o mundo das pessoas com deficiência

Texto: Regina Ramalho

O CAT Itinerante: Tenda do Trabalhador, da Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, será sede, a partir desta quarta-feira, dia 16, até o próximo, dia 25, da Sala dos Sentidos, espaço voltado à sensibilização e inclusão de pessoas com deficiência. O lançamento acontece às 10h, na Praça do Patriarca, Centro da cidade e contará com a presença de secretários municipal e estadual, além de representantes da Febraban- Federação Brasileira dos Bancos e de entidades parceiras no projeto.

Quem passar pela Tenda do Trabalhador poderá vivenciar, na Sala dos Sentidos, algumas das dificuldades que fazem parte do dia a dia do deficiente visual. Para complementar a sensibilização, serão ministradas palestras com temas referentes ao mercado de trabalho para pessoas com deficiências como: Programa Febraban de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário; Deficiência auditiva: causas, formas de comunicação e convivência e introdução a Libras – Linguagem Brasileira de Sinais; Inclusão de pessoas com deficiência na atualidade; Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência, Empregabilidade e Adequação do Espaço de Trabalho; Acessibilidade e Tecnologia Assistiva – conceitos de acessibilidade e exemplos de tecnologias utilizadas no ambiente de trabalho; e Importância da capacitação para uma inclusão efetiva da pessoa com deficiência.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o rico universo de possibilidades das pessoas com deficiência, poderá se inscrever na própria Tenda do Trabalhador e participar das palestras que acontecerão nos dias 17, 22 e 24, das 10h ao 12h e das 15h às 17h.

Sobre a parceria – As unidades dos CAT- Centro de Apoio ao Trabalho estão realizando a convocação, cadastramento e seleção das pessoas com deficiência interessadas em uma das 444 vagas para trabalhar no setor bancário. Para isso, os CATs colocaram toda estrutura e equipe técnica especializada do Programa Inclusão Eficiente, à disposição da ação. Por intermédio do programa, mais de 4.854 pessoas com deficiência foram inseridas no mercado de trabalho.
Os selecionados começam a trabalhar dentro de instituições bancárias a partir de abril. Durante os seis primeiros meses, os contratados participam do programa de atividades desenvolvidas pela Febraban para capacitar e incluir os profissionais no setor. Os beneficiados recebem salário de R$ 770,09, por 4 horas de atividades, mais benefícios. Após 90 dias, o bancário passa a receber R$ 833,33.

Quem pode participar- Pessoas com deficiência a partir dos 18 anos, com o ensino médio completo. Os interessados devem comparecer a uma das unidades de atendimento do CAT, mais próxima da sua residência, portando Carteira de Trabalho, RG, CPF e laudo médico (caso possua).
Outra opção é enviar um currículo para . Os endereços das unidades do CAT estão no site da Semdet www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho.

O Programa Febraban de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário é fruto da parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Febraban – Federação Brasileira de Bancos, por intermédio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Também apoiam o PADEF – Programa de Apoio às Pessoas Com Deficiência, da Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho do Governo do Estado e a Avape – Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência, entidade que presta consultoria ao projeto.